WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

19/05/2011 - Museu de Arte Sacra promove “Recital Após a Missa” especial

Recital terá como tema os “Cantos Litúrgicos da Harpa de Sião”

No próximo dia 21, às 19h45. o MAS – Museu de Arte Sacra promove um recital especial, em comemoração aos festejos de Santa Rita. O evento também faz parte da 9ª Semana Nacional de Museus e procurará apresentar aos ouvintes, as músicas sacras mais executadas nas igrejas católicas no decorrer do século passado e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem singela ao organizador desse compêndio de musicas sacras, Pe João Batista Lemman, sacerdote da congregação do Verbo Divino.

A música religiosa no Brasil foi toda organizada num compêndio que conhecemos com o sugestivo nome: “Harpa de Sião”. Esse trabalho foi catalogado pelo Pe. João Batista Lemnan, um religioso de origem alemã, que dedicou grande parte de sua vida a esse trabalho que todas as igrejas brasileiras, tanto as mais humildes quanto as de mais destaque possuíam em seu acervo/coro.

Em outras palavras, a obra consistia em dois exemplares: um exemplar luxuoso e de capa dura para o organista e outro para os elementos do coro. No exemplar do organista, as partituras se apresentavam com introduções esmeradas de grande sensibilidade e nas partituras dedicadas ao coro, vinham além da letra das musicas em português ou em latim, as melodias com as divisões de duas, três ou quatro vozes.

Como coroinha da Igreja Matriz de São Francisco de Paula e como seminarista da ordem dos Frades Capuchinhos na cidade mineira de Ouro Fino, Hélio Siqueira, coordenador do Museu de Arte Sacra, teve o privilégio de conviver com esse incomparável material.  Os padres músicos, além de ensina-los a parte teórica, como leitura de notas e separação das vozes, também os colocavam em grandes corais todos voltados para as cerimônias religiosas nos vários tempos da liturgia.

Padre João Batista Lemnam foi grande compositor e arranjador. Viveu na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais e ali compôs músicas de grande sensibilidade que eram entoadas pelo coro ou pelos fiéis nas igrejas brasileiras sempre acompanhadas pelo organista.

Neste recital no Museu de Arte Sacra serão apresentadas várias músicas desse conjunto com Hélio Siqueira (voz), Pedro Henrique (piano) e Enéias Capucci (violino). Coração Santo; Silêncio, Silêncio; Tantum Ergo; Ave Maria; Hóstia Santa, Imaculada e entre outras de igual valor artístico serão executadas com a participação do público.

*Por Hélio Siqueira
Coordenador do Museu de Arte Sacra de Uberaba/MG

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar