WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/04/2011 - “Recital após a Missa” acontece nesta terça na Igreja Santa Rita

Projeto do Museu de Arte Sacra na Igreja Santa Rita terá como atração a cantora Cecília Massa e o instrumentista Diogo Rodrigues 

Durante mais uma edição do Projeto Recital Após a Missa, o Museu de Arte Sacra na Igreja Santa Rita será palco de uma belíssima apresentação com direito a alaúde e a guitarra barroca, que são instrumentos de cordas dedilhadas, característicos do renascimento e do período barroco (séculos XVI e XVII).

Neste recital os instrumentos acompanharão a voz humana em canções seculares que representam a origem do pensamento ocidental. De timbre inigualável, o alaúde possui uma sonoridade macia, delicada e brilhante e foi o instrumento mais popular até o século XIX, assim como é o violão, para os séculos XX e XXI. A guitarra barroca representa um antepassado da viola caipira e possui um som doce, mas de bastante projeção, muito rico em cores e possibilidades rítmicas e sonoras.
 
A música antiga, ou seja, música renascentista e barroca se aproxima muito, na sua estética, da música popular através da importância dos textos, da liberdade interpretativa e das duas características estruturais, muito conectadas com a música folclórica dos seus locais de origem. Neste recital, compositores ingleses como John Dowland e Thomas Robinson; espanhóis como José Marín, Santiago de Murcía e Gaspar Sanz; e italianos, como Bartolomeu Tromboncino, Marchetto Cara e Claudio Monteverdi serão relembrados através da execução de suas imortalizadas peças.
 
O Recital Após a Missa acontece nesta terça-feira (26), às 19h45, no Museu de Arte Sacra na Igreja Santa Rita. O evento tem entrada franca.
 
 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar