WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

23/03/2011 - Fundação Cultural e Arquivo Público recebem escritor de best-seller Laurentino Gomes

Fundação Cultural e Arquivo Público recebem escritor de best-seller Laurentino Gomes Fundação Cultural e Arquivo Público recebem escritor de best-seller Laurentino Gomes Fundação Cultural e Arquivo Público recebem escritor de best-seller Laurentino Gomes

Autor do best-seller “1808”, o jornalista e escritor Laurentino Gomes vem a Uberaba para proferir uma palestra e apresentar o livro “1822”. O evento acontece no Auditório do Centro Administrativo da PMU, na próxima quinta-feira (31), às 20h.

Com “1808”, Laurentino Gomes ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, nas categorias Melhor Livro Reportagem e Livro do Ano de Não-Ficção. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras e permaneceu três anos consecutivos na lista dos livros mais vendidos de Portugal e do Brasil. “1808” é um relato detalhado sobre a Independência do Brasil. Composta de 22 capítulos intercalados por ilustrações de acontecimentos e personagens da época, a obra cobre um período de quatorze anos, entre a volta da corte portuguesa de D. João VI a Lisboa, em 1821, e a morte do imperador D. Pedro I, em 1834. Publicado pela Editora Nova Fronteira no Brasil, o livro foi lançado simultaneamente em Portugal pela Porto Editora.

“1822” é resultado de três anos de pesquisas, durante os quais o autor leu ou consultou cerca de 170 livros e outras obras de referências sobre o tema no Brasil e em Portugal. Também percorreu diversos locais dos acontecimentos ligados à Independência do Brasil ou à vida de D. Pedro I nesses dois países. Entre outros lugares, refez o caminho percorrido por D. Pedro do Rio de Janeiro a São Paulo na véspera do Grito do Ipiranga, em 1822.

“Este livro procura explicar como o Brasil conseguiu manter a integridade do seu território e se firmar como nação independente por uma notável combinação de sorte, acaso, improvisação, e também de sabedoria de algumas lideranças incumbidas de conduzir os destinos do país naquele momento de grandes sonhos e perigos”, explica o autor. “O Brasil de hoje deve sua existência à capacidade de vencer obstáculos que pareciam insuperáveis em 1822. E isso, por si só, é uma enorme vitória.” Segundo Laurentino, o Grito do Ipiranga foi conseqüência direta da fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808. “Ao transformar o Brasil de forma profunda e acelerada nos treze anos seguintes, D. João tornou a separação inevitável”, diz ele.

Após a palestra haverá sessão de autógrafos. O evento tem entrada franca e é uma realização da Fundação Cultural de Uberaba, Arquivo Público e Prefeitura de Uberaba.


Serviço:
Encontro com Laurentino Gomes
Palestra e Sessão de autógrafos
31 de março (quinta-feira)
20h
Auditório do Centro Administrativo da PMU
Entrada franca

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar