WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

15/03/2011 - Fundação Cultural de Uberaba apresenta Grupo Cumieira

O grupo apresenta o show de lançamento do CD Festa da Cumieira. O repertório traz composições autorais e de músicos como Hermeto Pascoal e Tom Jobim.

 Grupo Cumieira  Grupo Cumieira  Grupo Cumieira

O grupo Cumieira será a atração da próxima quinta-feira (17), no Circo do Povo. A apresentação, gratuita, terá duração de 1h, com início às 20h.

Formado por sete jovens músicos, Cumieira é um grupo de música instrumental brasileira. Destacando-se neste cenário, como parte da nova geração deste gênero, desenvolve um trabalho autoral com influências de Hermeto Pascoal e Arrigo Barnabé. No lançamento de seu primeiro disco ”Festa da Cumieira”, o grupo une uma performance bem-humorada à música de alto nível, na formação de clarinete, voz, saxofone, piano, guitarra, baixo e bateria, garantindo um espetáculo rico e divertido para um público sem restrições.

O repertório do espetáculo tem como base as composições registradas neste CD, incluindo composições de seus integrantes, como “Nada É o Que Parece Ser”, do guitarrista Gustavo de Medeiros e “O Abandono”, da clarinetista Maria Beraldo Bastos, e também composições de músicos consagrados como “Montreux”, de Hermeto Pascoal e “Águas de Março”, de Tom Jobim – música da qual saiu a inspiração para o nome do grupo.

Este show faz parte de uma turnê de sete shows por três diferentes estados brasileiros (SP, MG e GO), contemplada pelo Prêmio Circuito Funarte de Música Popular da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE.


Histórico do grupo

Cumieira surgiu no início de 2008 quando sete estudantes do curso de Música Popular da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas/SP) se reuniram para pesquisar a linguagem de Hermeto Pascoal.

Orientados pelo professor Mario Campos, o grupo pôde transformar a vivência que cada integrante teve anteriormente com Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg (oficinas e participações em shows) em releituras de sua obra e composições próprias.  Nesse mesmo ano o grupo teve aulas de composição com Arrigo Barnabé (artista residente na UNICAMP), o que resultou na montagem do espetáculo "Salão de Beleza", apresentado na Sala Carlos Gomes (Centro de Convivência de Campinas).

A partir desta experiência, a Cumieira incorporou à sua música uma linguagem cômica, sarcástica e urbana.  Partindo destas distintas vertentes da música popular brasileira, o grupo vem solidificando uma linguagem própria e inovadora, e se destacando no meio musical e universitário: apresentou-se no SESC da Esquina (Curitiba-PR) e no Paço da Liberdade (Curitiba-PR), em janeiro de 2010, a convite da 28ª Oficina de Música de Curitiba; encerrou o 3º Festival Espaço Cooperativa (São Paulo-SP) em dezembro de 2009; foi o show de abertura do espetáculo “Clara Crocodilo”, de Arrigo Barnabé, na sala Funarte (São Paulo- SP), em dezembro de 2009; entre outros shows.

Em 2009, o grupo foi contemplado pelo edital FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – SP) com um prêmio para a gravação de seu primeiro CD intitulado “Festa da Cumieira”. O trabalho conta com direção artística de Mário Campos e participação especial de Tom Zé.

Seu lançamento foi realizado no segundo semestre de 2010, no mesmo período que o grupo recebeu patrocínio da FUNARTE para circulação do show de divulgação do CD - através do qual serão realizadas apresentações em sete cidades brasileiras.


Músicos

  • Dhieego Andrade – Bateria
  • Fernando Sagawa – Saxofone alto
  • Gustavo de Medeiros – Guitarra e Violão
  • Júlio Melo – Contrabaixo Elétrico
  • Lívia Nestrovski – Voz
  • Maria Beraldo Bastos – Clarinete
  • Rafael Montorfano  – Piano


Repertório do show

  • Poré Poré (Hermeto Pascoal)
  • Quando Todos Se Encontram (Fernando Sagawa)
  • Nada É o Que Parece Ser (Gustavo de Medeiros)
  • Outra Coisa (Mário Campos)
  • Montreux (Hermeto Pascoal)
  • Chorinho em Gotham City (Henrique Eisenmann)
  • Influenza (Gustavo de Medeiros)
  • Águas de Março (Tom Jobim)
  • Celso (Hermeto Pascoal)
  • Camila (Hermeto Pascoal)


SERVIÇO

Festa da Cumieira – show de lançamento do CD
Grupo Cumieira
Local: Circo do Povo - Rua Carolina Pucci Molinar com Rua Marcelino Assis Guimarães - Conj. Alfredo Freire - Uberaba
Data e horário: dia 17/03 (quinta-feira), às 20h.
Duração: 60 minutos
Entrada Franca
Classificação livre
Informações: (34) 3331-9200

Apoio Cultural: Manhattan Flat
 

Contato
AnaCris Medina - Produção executiva
(11) 3672-4559 / 9740-3236
anacrismedina@gmail.com

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar