WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

07/12/2010 - Cine Teatro Municipal Vera Cruz recebe placa de identificação para bens tombados

A partir desta quinta-feira (9) quem passar pela entrada principal do Cine Teatro Municipal Vera Cruz poderá conferir mais uma placa do projeto “Patrimônio Revelado”. Esta placa faz parte do projeto que pretende identificar todos os bens tombados e inventariados do município.

Nesta placa consta o endereço, o tipo de tutela pública (bem inventariado ou tombado) e a imagem artisticamente trabalhada do respectivo imóvel. Ao todo serão identificados 206 bens, entre bens imóveis públicos e particulares e bens móveis. Esse projeto é uma realização do CONPHAU - Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, da Fundação Cultural e da Prefeitura de Uberaba.

O projeto tem como objetivo principal difundir o valor do patrimônio como referencial à memória coletiva e faz parte das ações de educação patrimonial que vêm sendo realizadas ao longo deste ano. Até agora já foram instaladas placas na Câmara Municipal, Igreja Santa Rita e Mercado Municipal.

Histórico

No dia 19 de junho de 1948, no próspero bairro São Benedito era inaugurado o Cine Vera Cruz, empreendimento da Companhia Cinematográfica São Luiz, proprietária dos cines: São Luiz, Metrópole e Royal. O filme exibido naquela sexta-feira, em sistema tecnocolor (alta tecnologia para aqueles tempos) era “Festa Brava”, estrelado por Esther Willians e Ricardo Montalban.

Na década de 1950 a sala foi a pioneira dos cinemas uberabenses a utilizar o recurso Cinemascope: tela de exibição em tamanho maior e aparelhagem sonora mais potente.A partir de 1981 o cinema foi transformado em Cine Teatro Vera Cruz e passou a ser palco de peças teatrais, espetáculos de dança e shows com artistas locais e de renome nacional. Em 2006 o pioneiro em tecnologia cinematográfica da cidade foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (CONPHAU).

Em julho do mesmo ano, adquirido pela Prefeitura Municipal, foi reformado e reabilitado como bem cultural. O tão sonhado Cine Teatro Municipal Vera Cruz foi entregue à comunidade no dia 14 de dezembro de 2007. Com capacidade para receber 1.000 espectadores, o Cine Teatro Municipal Vera Cruz recebeu um grande investimento em sua reforma e modernização do prédio.

A idéia de adquirir e transformar o espaço, patrimônio histórico da cidade demandou pesados investimentos financeiros que foram concretizados, entre outros, nas reformas do telhado, troca do forro, instalação de iluminação, projetor e sonorização, aquisição de novas cortinas, reformas do piso, das paredes, entre outros. Investimentos foram feitos ainda na construção do calçadão do lado de fora do Teatro, com bancos e iluminação especial, de onde saem três rampas de acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar