WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/12/2010 - Museu de Arte Sacra abre exposição de presépios

Presépio em PalhaA partir deste sábado (4), o Museu de Arte Sacra estará de portas com a Exposição de Presépios. A Mostra conta com cerca de 10 presépios de vários colecionadores, em sua maioria da década de 50. Uma das curiosidades da Mostra é o presépio em miniatura vindo da Colômbia. Com apenas 1,5 cm, a miniatura conta com as figuras mais representativas de um presépio.

Considerado como um dos principais símbolos do Natal, o presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria.



 História

Os primeiros presépios surgiram na Itália, no século XVI, mas foi em 1223 que São Francisco de Assis decidiu celebrar a missa da véspera de Natal com os cidadãos de Assis de forma diferente. Assim, esta missa, em vez de ser celebrada no interior de uma igreja, foi celebrada numa gruta, que se situava na floresta de Greccio (ou Grécio), situada perto da cidade. S. Francisco transportou para essa gruta um boi e um burro reais e feno. Além disso, também colocou na gruta as imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria e de S. José. Com isto, o Santo pretendeu tornar mais acessível e clara, para os cidadãos de Assis, a celebração do Natal, só assim as pessoas puderam visualizar o que verdadeiramente se passou em Belém durante o nascimento de Jesus.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar