WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/11/2010 - Espetáculo musical comemora o dia da Consciência Negra em Uberaba

Com entrada franca, apresentação será realizada no próximo sábado

O espetáculo “Contos da Casa Grande em Cantos da Senzala” é um musical em comemoração ao dia da Consciência Negra, feriado recentemente instituído em Uberaba. A apresentação será neste sábado, dia 20, às 19h30, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, com entrada franca.

Segundo o professor de artes e coordenador do projeto do IFTM Campus Uberaba, Aldo Pedrosa, o espetáculo une as linguagens do teatro, circo, música, dança, vídeo e cinema para homenagear o livro “Casa Grande e Senzala”, do escritor e antropólogo pernambucano Gylberto Freire, que completaria 110 anos neste ano, e foi a personalidade da literatura brasileira homenageada em 2010. “No ano em que os olhos do mundo se voltaram para a África, trabalhamos o tema das africanidades de forma poética e lúdica, transportando para os palcos os preceitos expostos neste livro, que foram fundamentais para o entendimento da formação do povo brasileiro.

Indo além, o espetáculo elucida questões referentes à discriminação racial e cultural ainda presentes nos dias atuais”, explica Pedrosa. As músicas do espetáculo também são uma homenagem aos grandes artistas negros de música popular, como Tim Maia, Sandra de Sá e a dupla caipira, surgida no Triângulo Mineiro, Pena Branca e Xavantinho. Pena Branca falecido neste ano. Com roteiro escrito por servidores, estudantes e parceiros do IFTM Campus Uberaba, o espetáculo faz parte do Programa institucional Arte Educação que completa 12 anos.

“Realizado em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, será o evento municipal em comemoração ao ‘Dia da consciência negra’ e nos possibilita refletir sobre a diversidade e também nos ajuda a conhecer e valorizar a riqueza cultural de nosso país”, finaliza o professor. “Contos da Casa Grande em Cantos da Senzala” é composto por estudantes e servidores do IFTM Campus Uberaba, artistas locais convidados e parceiros.

Serviço

Data: 20 de novembro – sábado

Horário: 19h30

Local: Cine Teatro Municipal Vera Cruz

Entrada Franca

Realização: Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar