WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/10/2010 - Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Na noite desta segunda-feira (25), a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães dá início às comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o tema Rachel de Queiroz: Cem Anos de Memórias, Histórias e Literatura. Durante a semana serão realizadas várias atividades relacionadas à vida e à obra de Rachel de Queiroz com debates, encontros com escritores, exposições de banners, contação de histórias e outras atividades, sempre ressaltando a importante contribuição literária da escritora.

O evento de lançamento oficial da Semana contará também com a inauguração do Escritório de Direitos Autorais (EDA), com a presença das autoridades locais e, também, do Diretor do Escritório de Direitos Autorais, da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Dr. Jaury Nepomuceno e da Coordenadora de Acervos da Fundação Biblioteca Nacional, Bibliotecária Célia Regina Costa Domingues. Trata-se de uma iniciativa pioneira e muito importante para a cidade e região, pois os escritores, compositores e produtores culturais poderão fazer o registro de suas obras com maior presteza e agilidade, na cidade de Uberaba, único de escritório regional de Minas Gerais.

Nesta oportunidade, acatando a proposta da Biblioteca Pública relativa à preservação da memória literária local, o Prefeito Anderson Adauto fará a assinatura do Decreto Municipal do Depósito Legal, regulamentando a doação da produção literária dos escritores uberabenses à Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, a exemplo do Depósito Legal da Fundação Biblioteca Nacional. Desta forma, os organizadores da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca esperam um crescimento significativo do acervo dos escritores uberabenses.

Com o objetivo de incentivar a leitura e o acesso ao livro, a Biblioteca instituiu o Mérito Literário, premiando os leitores mais assíduos ao setor de empréstimos da Biblioteca, categorias Infantil, Juvenil, Adulto e Idoso. A Homenagem a estes leitores será na quarta-feira (27), às 9h30. Finalizando a programação, a Biblioteca promoverá o lançamento do livro O Sujeito e o Objeto, do escritor Valter Machado da Fonseca, na sexta-feira (29), às 19h.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar