WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

01/07/2010 - Pontos de Cultura assinam convênio com Fundação Cultural

Pontos de Cultura assinam convênio com Fundação Cultural Pontos de Cultura assinam convênio com Fundação Cultural Pontos de Cultura assinam convênio com Fundação Cultural

Na noite desta quarta-feira (30) os oito Pontos de Cultura aprovados pelas Comissões Técnica e de Mérito, conforme previa o edital de seleção da Rede de Pontos de Cultura de Uberaba assinaram o convênio para repasse da verba.

Durante a solenidade de assinatura dos convênios os pontos fizeram uma pequena demonstração de seus projetos e falaram sobre o que esperam da Rede de Pontos. Para Tânia Mara Garcia da Silva, coordenadora do projeto “No Caminho dos Saltimbancos”, a Rede vai tangenciar a cultura na cidade. O projeto que Tânia coordena tem como base a capacitação de jovens da periferia, com o desenvolvimento de um trabalho de percepção sobre o que é o teatro. O projeto irá oferecer oficinas de leituras de peças, concepção de figurino, iluminação e pretende mostrar a esses jovens os bastidores do teatro, fazendo com que eles se interessem e sejam capacitados a montar uma peça teatral completa, além de desenvolverem sua percepção e se tornarem melhores leitores.

A Rede de Pontos de Cultura é a principal ação do Programa Cultura Viva. Com o lançamento do Mais Cultura - maior programa do MinC para os próximos anos e que está inserido no PAC Social (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal - novos editais para seleção de Pontos de Cultura puderam ser realizados em parceria com governos estaduais e prefeituras. Em Uberaba a Fundação Cultural  é a responsável pela coordenação dos trabalhos, desde a formulação do edital até a supervisão e fiscalização da rede de Pontos de Cultura na cidade. Para Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, presidente da Fundação Cultural de Uberaba, a entidade tem que deixar de ser realizadora de ações culturais na cidade e se tornar fomentadora e incentivadora. “Quem faz cultura é o povo e não o governo. A Rede de Pontos esta aí pra isso, pra fomentar e financiar os projetos que já existem na cidade. O nosso papel é dar suporte para que eles tenham condições de levar seus projetos adiante” ressalta Mateus.

Além dos representantes de cada projeto também estiveram presentes na assinatura dos convênios o presidente da Câmara Municipal, Lourival dos Santos, o vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Carlos Godoy e o Coordenador do Curso de Comunicação Social da Uniube e conselheiro da Fundação Cultural, André Azevedo da Fonseca.

Cada projeto selecionado receberá R$ 180 mil, divididos em três parcelas de R$ 60 mil por ano, prestando contas ao fim de cada ano à Fundação, que, por sua vez, repassará ao Ministério da Cultura. A FCU tem até 30 dias para repassar a verba a cada ponto a partir da assinatura do convênio.
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar