WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/06/2010 - Fundação Cultural prepara 1ª Festa Literária de Uberaba

Nos dias 26 e 27 de junho acontece o “Arraial das Letras” na Praça d’Abadia. O evento conta com patrocínio dos Correios e do Governo Federal e é uma parceria entre a Fundação Cultural de Uberaba, a Secretaria de Educação e Cultura, a Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e livrarias da cidade.

O objetivo do evento é aproximar o cidadão uberabense do universo do livro e da leitura. Apoiada em diversas ações, a 1ª Festa Literária de Uberaba terá como foco o resgate da identidade local e da cultura regional, valorizando em especial os escritores locais e as entidades relacionadas à cultura em Uberaba. Intitulado de “Arraial das Letras” o projeto visa aproveitar a temática das festas juninas, tão tradicional em nosso Triângulo Mineiro, para realizar uma feira de livros em Uberaba, seguindo a tendência mundial das “Festas Literárias”, reunindo livreiros da cidade e região e as entidades de ensino uberabenses como escolas e universidades.

O “Arraial das letras” conta com uma extensa programação cultural com peças teatrais, quadrilhas, comidas típicas, contação de estórias e apresentações musicais. Além da programação cultural o evento contará com uma tenda literária que tem como meta reunir autores, críticos, formadores de opinião e a população local, com o objetivo de implantar uma política de leitura na cidade, contribuindo para a formação de leitores-cidadãos.

Para incentivar a participação do professor, ícone fundamental no despertar da criança pelo gosto de ler, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura distribuirá 1.800 vale-livros, de dez reais (R$10,00) cada, aos professores do ensino infantil e fundamental da rede pública municipal, que serão utilizados durante a feira para adquirir livros.

 

Serviço:

Programação:

Dia 26/06 - Sábado

Atividades no Espaço Pau de Sebo

09:00 – Cerimônia de Abertura

09:30 – Apresentações Culturais Banda do 4ºBPM, Projeto Jovem Músico, E.M. Stella Chaves.

11:00 – Apresentação de Quadrilhas

14:00 – Peça Teatral “Faz de Conta” – Grupo Todo Um de Teatro

15:00 – Apresentação do Grupo Fluistória – Contação de Estórias

18:00 – Apresentação de Quadrilhas

19:00 – Apresentação Musical

Atividades da Tenda Literária

10:30 – Bate-Papo: Viviane Cataldi, diretora da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e Sônia Paolinelli falam sobre o projeto “Ponto de Leitura” e a produção do livro “Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses”

16:30 - Bate-Papo: “Livros na era da Informática: O futuro do livro de papel e das livrarias”

17:00 - Bate-papo: “Quando o Blog vira livro!” Escritores uberabenses descobertos por editores na Internet contam qual é a sensação de publicar um livro.

 

Dia 27/06 - Domingo

Atividades no Espaço Pau de Sebo

10:40 - Sessão Lítero –Musical

Por componentes da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM): canto, declamação, informações sobre a academia e sobre recentes lançamentos de livros, apresentação das duas últimas revistas convergência/saberes acadêmicos.

14:00 – Apresentação do Grupo Fluistória – Contação de Estórias

15:00 – Peça Teatral “Faz de Conta” – Grupo Todo Um de Teatro

16:40 – Apresentação de Quadrilhas

18:00 – Apresentação Musical

Atividades da Tenda Literária

10:00 - Bate-Papo: “Bau do Mário”, com o Jornalista André Azevedo da Fonsceca, sobre o escritor Mário Palmério e seu misterioso baú de escritos.

16:00 - Bate-Papo: Experiências com o projeto “Leia e Passe Adiante”. com Vânia Maria Resende

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar