WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Coordenadoria da Mulher

15/09/2015 - I Conferência Regional de Políticas para Mulheres elegem sete delegados que representarão o município de Uberaba

A I Conferência Regional de Políticas para Mulheres, realizada nesta última sexta-feira (11), debateu o tema “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres”. O evento foi uma ação entre a Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria Especial de Política para Mulheres em parceria com Conselho Municipal da Mulher, Associação dos Municípios Micro Região Vale do Rio Grande  (AMVALE) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) . A abertura teve a presença de mais de 300 mulheres, palestrantes que abordaram políticas públicas e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais e federativas, além de apresentações culturais.
 
“Nesta I Conferência, nós tivemos uma adesão imensa das cidades vizinhas e em cima de muito trabalho, reuniões, chegamos ao resultado bastante positivo”, afirma a Coordenadora de Política para Mulheres, Elizabeth Cardoso.
 
Na Conferência foram eleitos sete delegados representantes da sociedade civil e três delegados governamentais, que representarão o município de Uberaba na Conferência Estadual de Política para as Mulheres. Os municípios que integraram a conferência intermunicipal, também serão representados na Conferência Estadual.
 
No evento as participantes discutiram sobre os quatro eixos temáticos que abordam os seguintes temas. Eixo 1- Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; Eixo 2 – Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; Eixo 3 – Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e Eixo 4 – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações. Para cada Eixo foram aprovados 3 avanços, 3 desafios e 3 recomendações que levarão para a conferência Estadual.
 
Em Minas Gerais, mais de 200 cidades já realizaram conferências para reforçar as políticas públicas para mulheres e outras já começam a se organizar para implantar tais eventos. Para o prefeito Paulo Piau realizar um evento como este é de suma importância. “Nos dias de hoje ainda existe uma discriminação, muito grande contra a mulher, na política ou no mercado de trabalho. E essa conferência vem discutir este assunto, para que a mulher possa avançar e conquistar os seus direitos”.
 
Segundo a palestrante, o conselho é composto por representações distintas e isso faz toda a diferença no debate destas questões. “Conferências não são eventos, conferências são estratégias políticas, para a implementação de programas, que busquem contribuir para o avanço das conquistas femininas. Então a Conferência é momento de conectar as cidades, momento de conectar as pessoas e juntas buscar a reflexão dos desafios e as recomendações que o Governo Federal, Estadual e Municípios, onde precisam agir para mudar este ciclo e construir de fato uma sociedade justa e igualitária”, explica a superintendente de Autonomia Econômica das Mulheres Articulação Institucional, da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres, Dra. Renata Adriana Rosa, que realizou a palestra magna da Conferência.
 
Jorn. Katiuscia Antunes

 
 
 

Outras Notícias: Coordenadoria da Mulher



Voltar