WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Coordenadoria da Mulher

04/12/2014 - Laço Branco atraiu expressivo número de mulheres ao centro de Uberaba para protestar contra a violência

A Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres e o Centro Integrado da Mulher (CIM) promoveu entre os dias 24/11 e 25/11/2014 manifestação e palestra seguida de roda de conversa em comemoração ao Dia Internacional pela não Violência contra Mulher. Uberaba integrou a campanha que ocorre em milhares de cidades em mais de 160 países. As mulheres percorreram as ruas do centro da cidade de Uberaba e demonstraram que repudiam veementemente qualquer tipo de violência.  

 

Tudo começou no dia 6 de dezembro de 1989, quando um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens (48 no total) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Ele gritava: “vocês são todas feministas!?”, esse homem começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres à queima roupa. Em seguida, suicidou-se.

O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram o lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

 
 
 

Outras Notícias: Coordenadoria da Mulher



Voltar