WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

14/05/2010 - Regional do IPEM em Uberaba é inaugurada

Regional do IPEM em Uberaba é inaugurada Regional do IPEM em Uberaba é inaugurada

Inaugurada nesta quinta-feira (13) a regional do IPEM/MG - Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais, em Uberaba. Esta é a 13ª unidade do instituto, que é o órgão delegado do INMETRO no Estado.

O evento aconteceu no Parque Hiléia, local onde a empresa se instalou e contou com a presença do diretor geral do IPEM, Tadeu Mendonça, e o coordenador da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial, Omer Pohlman, do gerente da unidade Uberaba, Marco Antônio Rodovalho, do vice-prefeito de Uberaba, Paulo Mesquita e também de técnicos das outras regionais do Estado.

Durante seu discurso o diretor geral Tadeu Mendonça agradeceu e reconheceu a acolhida e o esforço da Prefeitura de Uberaba, que segundo o mesmo, foi decisivo para que a cidade recebesse a regional. “A unidade se apresenta pequena, mas com profundo sentido social, não só nos benefícios da fiscalização, mas no proteger o cidadão fazendo cumprir a lei, dando ao consumidor a certeza que levam para casa produtos dentro das normas exigidas”, explicou Tadeu, acrescentando que o IPEM tem 42 anos de existência e é uma das poucas unidades da administração pública auto-sustentável. Ainda no uso da palavra, o diretor explicou ao coordenador Omer Pohlman que a regional se instala em uma das melhores cidades com IDH’s, de extrema importância no Estado. “Uberaba é uma cidade pólo na agropecuária, está despontando no setor sucroalcooleiro e se consolidando cada dia mais na educação”, enalteceu Mendonça.

Já Omer Pohlman, coordenador da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial, acrescentou que “a unidade vem para aproximar o IPEM com a comunidade e nasce com vocação na fiscalização, já que conta com um laboratório muito bem estruturado”, fechou o coordenador.

Em nome do prefeito Anderson Adauto, o vice Paulo Mesquita agradeceu a unidade que se instala na cidade e explicou que o laboratório vai analisar os grandes produtos de Uberaba, sobretudo grãos e fertilizantes, que o município se desponta no país.
No evento foi assinado o acordo de cooperação técnica entre IPEM/MG e o município de Uberaba, objetivando a implantação de ações conjuntas que visam o cumprimento das atividades de Metrologia e Qualidade de Bens e serviços no Estado.

Serviços - O IPEM atua em duas áreas: Metrologia Legal e Qualidade. A Metrologia Legal é a parte da metrologia que trata das unidades de medida, métodos de medição e instrumentos de medição em relação às exigências técnicas e legais obrigatórias. As doze regionais, além da Sede, em Contagem, desenvolvem ações de fiscalização na área da Metrologia, verificando a medição de instrumentos que fazem parte do dia-a-dia como esfigmomanômetros (aparelhos de medir pressão arterial), bafômetros (etilômetros), balanças, bombas medidoras de combustíveis, hidrômetros, pesos, taxímetros, termômetros clínicos, entre outros.

Ainda dentro da Metrologia Legal, merece destaque a fiscalização dos produtos pré-medidos, aqueles que são pesados e embalados longe da vista do consumidor.

O campo de abrangência da Qualidade envolve produtos com certificação compulsória (obrigatória), produtos têxteis, instalador de GNV, extintores de incêndio, arqueação de tanques, descontaminação de equipamentos, dispositivos quebra-mato e engate, reformadora de pneus, etc. No caso do IPEM/MG, atua também na certificação voluntária, através do CERTIPEM. Lançada em agosto do ano passado, a Certificadora de Produtos do Estado de Minas Gerais (CERTIPEM), acreditada junto ao INMETRO, tem como escopo inicial a certificação do produto cachaça.
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar