WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

11/05/2010 - IPEM abre regional em Uberaba

O IPEM – Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais, inaugura sua 13ª regional, desta vez em Uberaba. O evento, que contará com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, o diretor geral do IPEM, Tadeu Mendonça, prefeito municipal Anderson Adauto e o coordenador da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial, Omer Pohlman, acontece nesta quinta-feira (13), às 17h30, na Avenida Coronel Cacildo Arantes, 170 – Parque Hiléia.

O IPEM é o órgão delegado do INMETRO no Estado e atua em duas áreas: Metrologia Legal e Qualidade.

A Metrologia Legal é a parte da metrologia que trata das unidades de medida, métodos de medição e instrumentos de medição em relação às exigências técnicas e legais obrigatórias. As doze regionais, além da Sede, em Contagem, desenvolvem ações de fiscalização na área da Metrologia, verificando a medição de instrumentos que fazem parte do dia-a-dia como esfigmomanômetros (aparelhos de medir pressão arterial), bafômetros (etilômetros), balanças, bombas medidoras de combustíveis, hidrômetros, pesos, taxímetros, termômetros clínicos, entre outros.

Ainda dentro da Metrologia Legal, merece destaque a fiscalização dos produtos pré-medidos, aqueles que são pesados e embalados longe da vista do consumidor.

O campo de abrangência da Qualidade envolve produtos com certificação compulsória (obrigatória), produtos têxteis, instalador de GNV, extintores de incêndio, arqueação de tanques, descontaminação de equipamentos, dispositivos quebra-mato e engate, reformadora de pneus, etc.

No caso do IPEM/MG, atua também na certificação voluntária, através do CERTIPEM. Lançada em agosto do ano passado, a Certificadora de Produtos do Estado de Minas Gerais (CERTIPEM), acreditada junto ao INMETRO, tem como escopo inicial a certificação do produto cachaça.

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar