WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

05/05/2010 - Usina Vale do Tijuco é inaugurada em Uberaba

  

A CMAA – Companhia Mineira de Açúcar e Álcool inaugurou nesta terça-feira, dia 03, a primeira de suas unidades no Triângulo Mineiro, a Usina Tijuco, em Uberaba. O evento, que aconteceu na sede da indústria, contou com diversas autoridades políticas entre elas o governador Antonio Anastásia, o secretário de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, Sérgio Barroso, o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto e o de Uberlândia, Odelmo Carneiro, além de deputados federais e estaduais.

Durante a solenidade, no uso da palavra, o diretor presidente da CMAA, José Francisco dos Santos, ressaltou a importância da participação da Prefeitura de Uberaba por meio do prefeito Anderson, quando da decisão de se estabelecerem no município e acrescentou que a empresa se preocupa com a questão do meio ambiente, tanto que, antes de começarem as atividades, juntamente com a Prefeitura de Uberaba, foi implantado o PEA – Programa de Educação Ambiental, com o envolvimento de mais de 500 pessoas, entre colaboradores, fornecedores de cana e professores da rede municipal de ensino. Ainda dentro desta parceira com a PMU, e também com o Senai e a Escola de Química de Uberaba, a usina recrutou mais de 540 jovens dos cursos técnicos de Mecânica, Elétrica e Química e aprendizes de colheita mecanizada, oferecendo formação profissional àqueles que destacaram no processo de aprendizagem.

Durante seu discurso, o prefeito Anderson Adauto falou sobre o preconceito que se tem em relação à cana-de-açúcar e atrelou isso a um fator social, onde em um modelo antigo o dono da usina era o proprietário de tudo que envolvia o funcionamento da mesma: indústria, terras, máquinas, etc, sem divisão de riquezas. “Os moradores do município assistiam o enriquecimento de apenas uma família, de fora”, explicou Adauto enaltecendo o modelo utilizado pela CMAA, de associar com agricultores da região. “Os acionistas vão receber de volta o dinheiro investido, mas estão dando oportunidade e condições para que os fazendeiros de Uberaba, Uberlândia e Veríssimo, possam também ganhar dinheiro”, acrescentou o prefeito.

A Vale do Tijuco, nesta primeira fase, moerá 2 milhões de toneladas de cana por ano, produzindo 180 milhões de litros de etanol e gerando 140.000mwh de energia durante a safra. Mas, a Vale do Tijuco equivale a primeira das três usinas da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, que atuará nos municípios de Uberaba, Uberlândia, Veríssimo e Prata, moendo 12 milhões de toneladas de cana por ano, o equivalente a 1.080 bilhão de litros de etanol, gerando 840.000mwh de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 720 mil habitantes. Serão mais de 3000 empregos diretos e 7.500 indiretos.
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar