WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

23/03/2010 - Prefeitura de Uberaba representa 20 municípios da região na Pré- Conferência Nacional das Águas em Brasília-DF

Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente representa o poder público municipal de 20 municípios da região na Pré-Conferência Nacional das Águas, que acontece em Brasília de 23 a 25 de março na Semana Mundial das Águas.

As cidades representadas por Uberaba, fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica dos afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba – PN3 como, Araporã, Cachoeira Dourada de Minas, Campina Verde, Campo Florido, Canápolis, Capinópolis, Carneirinho, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituitaba, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Prata, Santa Vitória, Tupaciguara, União de Minas, Veríssimo, Uberlândia e Uberaba.

A Pré-Conferência representa a consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos do Brasil. Ela reunirá os atores do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH e terá como objetivo central construir a Conferência Nacional de Águas – CONAGUAS, além de servir como orientação para a construção de uma Agenda Nacional para os Recursos Hídricos no país.

Durante o evento também se debaterá sobre o processo de avaliação e revisão do Plano Nacional de recursos Hídricos – PNRH, como a consolidação do SINGREH, a sustentabilidade econômico-financeira da gestão e os desafios da Política de águas face às mudanças climáticas e ambientais globais.

O Estado de Minas Gerais possui um dos maiores Comitês de Bacia Hidrográfica do País. Possui a maior rede do monitoramento da qualidade da água, com 467 pontos que cobrem 98% do estado.  Além disso, por meio do IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas, em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas, já foram elaborados diversos Planos Diretores de Bacias Hidrográficas e diversos outros estão em fase de elaboração.

O município de Uberaba, está geograficamente inserido em 3 Comitês de Bacias Hidrográficas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande-GD8, do Rio Araguari-PN2 e dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba –PN3, onde são representados pela Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria do Meio Ambiente – SEMAM e CODAU.
 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar