WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

17/03/2010 - Biblioteca Pública atrai alunos da rede municipal à palestra em comemoração aos 190 anos da cidade

Biblioteca Pública atrai alunos da rede municipal à palestra em comemoração aos 190 anos da cidade Biblioteca Pública atrai alunos da rede municipal à palestra em comemoração aos 190 anos da cidade Biblioteca Pública atrai alunos da rede municipal à palestra em comemoração aos 190 anos da cidade

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães promoveu na última terça-feira, dia 16, uma palestra com a historiadora Maria Antonieta Borges Lopes que abordou o aspecto histórico do desenvolvimento de Uberaba apontando os principais acontecimentos e esclarecendo as dúvidas em relação às datas comemorativas do aniversário de Uberaba (1820, 1836 e 1856).

A palestra foi contemplada por 120 pessoas, dentre elas estiveram presentes alunos do EJA-Ensino de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino e da Solução-Escola de Profissões, universitários e docentes do curso de Letras da FAZU, representantes do Arquivo Público de Uberaba, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, escritores uberabenses e servidores da Biblioteca Pública.

Esse evento faz parte das comemorações dos 190 anos da cidade, organizado pela Biblioteca Pública. Mais três palestras serão organizadas com historiadores e intelectuais uberabenses, onde cada um dará um enfoque diferente e demonstrará ao público como se deu a evolução histórica, econômica e agroindustrial de Uberaba, como também, a importância da cidade no desenvolvimento dos estados de Minas, Goiás e São Paulo, devido à sua posição estratégica nesta região.

As próximas palestras acontecerão às terças-feiras, dias 23 e 30, na sala multimeios. No dia 23, às 8h, o palestrante será o escritor João Eurípedes Sabino, sobre “Aspectos Históricos Relativos à Formação da Figura da Pomba da Paz no Mapa de Uberaba” voltada a alunos do ensino médio. Às 19h30 do mesmo dia o escritor e advogado Dr. Guido Bilharinho ministrará uma palestra sobre a “Evolução Histórica e Econômica de Uberaba” que será aberta à comunidade.

Na última terça do mês, dia 30, a palestra ministrada às 19h30, em parceria com a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e ACIU - Associação Comercial e Industrial de Uberaba, o escritor e jornalista César Vanucci, discorrerá sobre a “História de Uberaba” para toda a comunidade.

As comemorações tiveram início no dia 02, com o estande de divulgação dos principais projetos culturais no Parque das Acácias, como Leituras e Vivências, Hora do Conto, Biblioteca Digital e Bibliotur (turismo na Biblioteca). Já na Galeria de Artes da Biblioteca estão expostos até o final do mês, murais informativos-culturais sobre a história de Uberaba que proporcionam aos usuários conhecimentos sobre a evolução histórica da cidade, por meio de material produzido pelo Arquivo Público e, também, informações históricas selecionadas dos principais jornais de Uberaba.
 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar