WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

01/02/2010 - Xico Xadrez marcou história do esporte uberabense

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está de luto, como todo o esporte uberabense, com o falecimento de Francisco José dos Santos Neto, o Xico Xadrez. Jornalista e Relações Públicas, pós-graduando em Crítica Literária e Literatura Comparada. Também enxadrista com título de CM-Candidate Master, titulado FIDE – Federação Internacional de Xadrez. Com mais de 35 anos praticando este esporte que é, ao mesmo tempo, arte, ciência, cultura e educação.

O sonho de Xico sempre foi usar o xadrez como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento do raciocínio e de avanço modelar de cidadania. A trajetória de Xico Xadrez é de um campeão. Mais de 100 troféus conquistados. Há 30 anos fundou a Liga Uberabense de Xadrez (LUX) e não parou mais. Ensinou 11 mil novos enxadristas, que popularizaram sobremaneira o esporte da inteligência em Uberaba e região.

“Nós só podemos lamentar a perda de Xico Xadrez, que muito mais que qualquer um de nós, tanto fez pelo esporte uberabense, através do xadrez, tanto que incorporou ao seu nome. Creio que Xico não queria que choremos sua morte prematura, mas que tentemos dar continuidade ao seu trabalho e lembrarmos com alegria seu riso tímido”, diz o secretário de Esporte e Lazer, Rodolfo “Turkinho” Cecílio.

Abaixo um verdadeiro Memorial de Atividades, um vasto caminho percorrido, na trincheira de implantar a cultura e o esporte no país.

Desde a gestão de Luiz Guaritá Neto (1996), prestou serviços à Prefeitura Municipal de Uberaba em prol do xadrez. Em 1º de março de 1988, foi contratado, em definitivo, pelo então prefeito Marcos Montes Cordeiro como professor de xadrez da FCU – Fundação Cultural de Uberaba, desenvolvendo o Projeto Xeque-Mate, que já formou aproximados 11 mil novos enxadristas, o que atesta, também, sua experiência como professor contratado pela Aciu – Associação Comercial e Industrial de Uberaba.

Fundou a LUX – Liga Uberabense de Xadrez em 25 de agosto de 1980 e, desde então, fez tudo para popularizar o xadrez na cidade, no Estado, na Nação e até no exterior, fato reconhecido pelo então presidente da FMX (Federação Mineira de Xadrez), Dr. Estevão Antônio dos Reis Bakô, onde atesta seu trabalho “em prol do xadrez, desde a data de 1995, ministrando aulas e cursos em nossa comunidade”.

Foram mais de 100 títulos enxadrísticos nas diversas esferas, conquistados em meio ao ofício de ensinar o esporte da inteligência. Torneio de xadrez rápido, vencido em Buenos Aires (Argentina), em 2003, foi seu maior título.
 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar