WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

29/10/2021 - Tudo pronto para o dia de Finados

Tudo pronto para receber os visitantes nos três cemitérios de Uberaba em 2 de novembro – Dia de Finados. De acordo com informações da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) estão sendo esperados cerca de 30 mil visitantes esse ano. O horário de funcionamento continua das 7h às 18h, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos.

O Cemitério São João Batista, na avenida Dona Maria de Santana Borges (Santa Marta), terá acesso somente para pedestres pelo portão principal, entrada da Capela e outra de frente para a Avenida da Saudade. Já o Cemitério Medalha Milagrosa, na avenida Randolfo Borges Júnior, 800 (Univerdecidade) somente será permitida a entrada pelo portão principal, do mesmo modo que no Cemitério das Paineiras, na rua João Masson Nani, em Ponte Alta.

De acordo com o superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento, nos cemitérios estarão disponíveis equipes de apoio aos visitantes. Uma unidade do Samu será disponibilizada, assim como duas cadeiras de rodas em cada um dos cemitérios para atender à população.

As informações sobre locais onde estão sepultados os entes estarão disponibilizadas no escritório da administração dos cemitérios, ou no portal da Prefeitura de Uberaba: http://servico.uberaba.mg.gov.br/cemiterio/ .  

Além das limpezas diárias, com retirada de lixo e entulhos nos cemitérios, a Sesurb realizou reparos nas vias de acesso aos túmulos, pinturas dos meios-fios, roçada no interior e no entorno dos campos santos. Os banheiros também passaram por reformas, com melhorias nos velórios e troca de toda a iluminação, que passou a ser de lâmpadas LED.

De acordo com o chefe do Departamento de Cemitérios da Sesurb, Gabriel Marcos Ribela, mesmo com o arrefecimento das medidas restritivas de combate à Covid-19 esse ano, serão mantidas medidas sanitárias como distanciamento social e uso de álcool em gel.

Não será preciso agendamento para a visitação e nem limitação de pessoas, tendo em vista a amplitude das áreas dos cemitérios. No entanto, para evitar aglomerações serão instalados banheiros químicos no seu interior, com apoio das equipes de limpeza. Em cada entrada haverá um funcionário aplicando álcool em gel nas mãos dos visitantes.

Tanto no São João Batista quanto no Medalha, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) vai disponibilizar dois aquamóveis para atender à população. Além disso, cerca de 30 torneiras no São João Batista e 20 no Medalha Milagrosa estão disponíveis para aqueles que queiram fazer limpeza dos túmulos.  


Comércio – O Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social passou a ser responsável pela organização e fiscalização do comércio de flores e outros produtos na parte externa dos cemitérios.

Quem trabalhou no Dia de Finados de 2020 e no Dia das Mães em 2021, e ainda tiver a sua autorização, poderá trabalhar nos cemitérios no dia 2 de novembro. Para isso, basta apresentar a autorização antiga para o fiscal que estará no local.

Ambulantes poderão vender alimentos e água, mas não poderão ser consumidos no local.

Missas - As missas, a cargo da Igreja Católica, acontecerão durante todo o dia sob tendas instaladas dentro dos cemitérios, porém com restrição do número de pessoas. Também estão sendo disponibilizadas tendas para abrigar os fiéis.

Para o Dia de Finados a imagem de Nossa Senhora das Graças, no Cemitério Medalha Milagrosa, está sendo trocada e será abençoada, inclusive pelo arcebispo.  


Confira os horários das missas e os celebrantes:

Cemitério São João Batista  
8h – Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto e Padre Geraldo dos Reis Maia (Paróquia São José - Tutunas ).
10h - Padre Geovane Geraldo Silva (Paróquia Ressurreição).
16h - Padre José Alves Caetano (Paróquia Santo Antônio São Galvão)

Cemitério da Medalha Milagrosa
9h - Frei Alexandre Francisco de Marchi Silveira (Paróquia de São Domingos)
15h - Dom Paulo Mendes Peixoto

Cemitério das Paineiras (Ponte Alta)
8h – Padre Otair Cardozo da Cruz (Pároco)

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar