Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo Portal da Transparência

Serviços Urbanos

19/10/2021 - Serviços Urbanos e Obras prepara cemitérios para receber 30 mil visitantes no Dia de Finados

Os três cemitérios de Uberaba, sob a responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, estão sendo preparados para receber cerca de 30 mil visitantes no Dia de Finados (2 de novembro). A estimativa do Governo Municipal é de que cerca de 20 mil irão visitarão os túmulos de seus entes queridos no São João Batista e 10 mil, no Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Já no Paineiras (Ponte Alta), o movimento não deverá ter grande alteração. A visitação será das 6h às 18h.  

Estão sendo realizados reparos nas vias de acesso aos túmulos e nos meios-fios, limpeza contínua, com retirada de lixo e entulhos, bem como roçada no interior e no entorno dos campos santos. Os banheiros também passaram por reforma, os velórios tiveram melhorias, enquanto foi trocada também toda a iluminação, que passou a ser de lâmpadas LED.

De acordo com o chefe do Departamento de Cemitérios da Sesurb, Gabriel Marcos Ribela, mesmo com o arrefecimento das medidas restritivas de combate à Covid-19 esse ano, serão mantidas medidas como o distanciamento social e disponibilizado o uso de álcool em gel, seguindo todos os protocolos estabelecidos no decreto municipal que regulamenta as normas de combate ao coronavírus.

Não será preciso agendamento para a visitação e não terá limite de pessoas, tendo em vista a amplitude das áreas dos cemitérios. No entanto, para evitar aglomerações serão instalados banheiros químicos no seu interior, com apoio das equipes de limpeza.

Tanto no São João Batista quanto no Medalha, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) vai disponibilizar dois aquamóveis para atender à população.

Comércio – O Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social passou a ser responsável pela organização e fiscalização do comércio de flores e outros produtos na parte externa dos cemitérios.

Quem trabalhou no Dia de Finados de 2020 e no Dia das Mães em 2021, e ainda tiver a sua autorização, poderá trabalhar nos cemitérios no dia 2 de novembro. Para isso, basta apresentar a autorização antiga para o fiscal que estará no local.

Aqueles que não têm autorização de 2020 devem se inscrever, abrindo um requerimento no balcão de Posturas no Centro Administrativo. Os documentos necessários são: um documento com foto e CPF, comprovante de residência e Certidão Negativa de Débito do município. Durante a inscrição, a pessoa deverá assinar um termo de responsabilidade por conta da procedência dos produtos que serão comercializados no dia. Não será cobrada taxa de inscrição.  A regra para estes será a mesma com relação ao distanciamento das vagas.

Celebrações - As missas, a cargo da Igreja Católica, acontecerão durante todo o dia sob tendas instaladas dentro dos cemitérios, porém com restrição do número de pessoas. Haverá a separação com locais demarcados com fitas zebradas, mantendo o distanciamento.

Confira os horários das missas de Finados e os celebrantes:

Cemitério São João Batista  

8h – Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto e Padre Geraldo dos Reis Maia (Paróquia São José- Tutunas ).
10h - Padre Geovane Geraldo Silva (Paróquia Ressurreição).
16h - Padre José Alves Caetano (Paróquia Santo Antônio São Galvão)

Cemitério da Medalha Milagrosa
9h - Frei Alexandre Francisco de Marchi Silveira (Paróquia de São Domingos)
15h - Dom Paulo Mendes Peixoto -  Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba

Cemitério das Paineiras (Ponte Alta)
8h – Padre Otair Cardozo da Cruz (Pároco)

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub