WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

18/08/2021 - Três atletas de Uberaba participam das Paralimpíadas de Tóquio

O maior evento do paradesporto mundial começa na próxima terça-feira com nossos paratletas competindo em duas modalidades: bocha e paratletismo

 

Ercileide Silva, José Carlos Chagas e Poliana Sousa são os representantes de Uberaba nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecem de 24 de agosto a 5 de setembro. O time paralímpico de Uberaba disputa medalhas na bocha e no paratletismo. Os três paratletas da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) são apoiados pelo Governo Municipal de Uberaba, por meio da Fundação de Esporte e Lazer (Funel), que disponibilizou apoio logístico no transporte para as seletivas paralímpicas em São Paulo e testagem de Covid-19, protocolo obrigatório para participar do evento classificatório. “Nosso objetivo é incentivar e, consequentemente, aumentar a participação do paradesporto no cenário esportivo da cidade. Nossa próxima ação será intermediar, junto a empresas uberabenses, patrocínios para nossos paratletas”, explicou o presidente da Funel, Edgard Silva Júnior.

Time Uberaba - A atleta da bocha paralímpica Ercileide Silva, classe BC4 (atletas com outras deficiências com dificuldade para arremessar), descobriu aos 13 anos que tinha distrofia muscular de cinturas, doença rara que provoca degeneração muscular e fraqueza. Começou a utilizar a cadeira de rodas aos 27 anos. Em 2001, entrou na Adefu e, dois anos depois, começou a praticar a bocha paralímpica na instituição. Seu primeiro campeonato foi em 2003 em Petrópolis (RJ), onde obteve medalha de prata nos pares BC4. Desde então, não parou mais de praticar a modalidade, colecionando pódios nos mais diversos campeonatos, como o Brasileiro, a Copa Brasil, a Copa América e o Parapan. Nas Paralimpíadas de Tóquio, Ercileide competirá nos pares, com Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos.

José Carlos Chagas, que nasceu com paralisia cerebral, também é atleta da bocha paralímpica, classe BC1 (atletas com paralisia cerebral que conseguem arremessar a bola). Um dos principais atletas da modalidade, José Carlos tem no currículo oito títulos brasileiros, inúmeros ouros no individual e em equipe em edições da Copa América, do Parapan e do Mundial, além da participação nas Paralimpíadas de Londres e do Rio. Em Tóquio, o atleta competirá no individual e em equipe, com Andreza Vitória e Maciel Santos e Natali de Faria.

Atleta do paratletismo – Lançamento de dardo e arremesso de peso, classe F54 (para atletas que competem em cadeiras de rodas), Poliana Sousa lesionou a coluna aos quatro anos em um atropelamento. Incentivada pela mãe, entrou na Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) aos 11 anos, onde praticou vôlei, natação, tênis de mesa e basquete sentado. Aos 18 anos, se encontrou no atletismo. Campeã brasileira no Circuito Paralímpico Loterias Caixa desde 2008 e do Open Championchip desde 2011, a paratleta vai para sua terceira Paralimpíadas. Foi convocada para Pequim, em 2008, mas, já em solo chinês, teve sua classificação funcional alterada e não chegou a competir. Já no Rio, conquistou o quarto lugar no lançamento de dardo e o quinto no arremesso de peso. Poliana chega a Tóquio após bater, em junho, o recorde brasileiro no lançamento de dardo, com a marca de 15,54 m, durante as seletivas paralímpicas.

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar