WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/08/2021 - Castramóveis dos municípios deverão atender de forma regionalizada

Promotor atende Amvale e prefeituras e concorda em mudar objeto da licitação para contratar profissional para castração nos municípios

Jorge Ferreira

A prefeita Elisa Araújo participou, na manhã desta segunda-feira (9), de reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale), com o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, Carlos Valera.

O encontro atendeu pleito dos municípios da região sobre a disponibilização de recursos para contratação de médico veterinário e compra de insumos dentro do programa de castração de cães e gatos do MP.

Elisa considerou a conversa muito produtiva, proposta pelos membros das associações regionais - Amvale, Cistrisul e Convale - para tirar dúvidas, além de discutir alternativas diante de problemas comuns que vão desde a crise hídrica até a destinação do lixo por meio do Consórcio Intermunicipal.

Dentro do Projeto Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida), o Ministério Público, com recursos da ordem de R$360 mil, provenientes de medidas compensatórias ambientais, já disponibilizou para Uberaba uma Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES).

Os R$ 180 mil restantes seriam destinados para a compra de outro castramóvel para atender os municípios da Amvale.  Porém, a região conta com quatro castramóveis que podem atender os municípios, de forma coordenada, e o dinheiro será usado para a contratação de um médico veterinário e insumos para realizar um trabalho regionalizado. O promotor concordou com a mudança do objeto da licitação.
 
“Vamos trabalhar de forma regional e conectada. Conseguimos sensibilizar o promotor para efetivamente ser realizada essa castração. Essa licitação, por meio do MP é mais ágil e pelo consórcio, conseguiremos disponibilizar o serviço para todos os que necessitam dessas castrações”, salientou a prefeita. 

Além dessa questão, os prefeitos procuraram o Ministério Público para discutir as questões ambientais da região. “Quero parabenizar a Amvale e o Convale por buscarem o diálogo com o MP para resolução dessas questões”, destacou o promotor Carlos Valera, considerando importantíssima a iniciativa.
 
Outros assuntos abordados no encontro foram recursos hídricos, queimadas e destinação de resíduos sólidos. Além de Elisa e a secretária executiva da Amvale e diretora da Convale, Vanessa Silva Faria, participaram da reunião o assessor de Assuntos Regionais do Gabinete da prefeita, Caio Pressoto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos e representantes de Pirajuba, Itapagipe, Veríssimo, Conceição das Alagoas, Conquista e Comendador Gomes.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar