WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

25/06/2021 - PMU instala “caçambão” na entrada do Jardim Itália para evitar descarte irregular

Com o objetivo de coibir o descarte irregular de lixo, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) irá instalar neste sábado (26) um “caçambão” na Avenida Dom Almir Marquês, na entrada do Jardim Itália. Trata-se de uma nova estratégia para reduzir o descarte irregular de lixo, principalmente nas entradas de loteamentos e bairros periféricos.

De acordo com o titular da Pasta, Carlos Roberto Lopes, a medida visa disponibilizar mais um ponto para colocação de entulho e lixo, já que aquela região tem sido alvo contumaz do descarte irregular de materiais. “Será uma primeira ação buscando evitar essa prática que além de poluir o meio ambiente ainda serve de criadouro de insetos como o Aedes aegypti – transmissor da dengue - e moscas, como também animais peçonhentos como cobras e escorpiões”, disse.

No entanto, salienta o secretário, só dará certo se a população colaborar e realmente descartar de forma regular o lixo, entulho e outros materiais. Uberaba tem 11 ecopontos no perímetro urbano onde estão disponibilizados dois tipos de caçambas, sendo as pequenas de 5m³ e os caçambões de 32m³. Na entrada do Jardim Itália será colocada uma caçamba de 39 m³ para recolhimento do lixo, ou seja, armazenamento de 10 toneladas de resíduos.

A Lei 10.697/08 (Código de Posturas) determina que jogar lixo ou entulho em áreas públicas ou terrenos baldios é passível de punição com multa de 2,5 a 5 UFMs (Unidade Fiscal do Município).  Os infratores que descartam lixo irregularmente com veículo automotor podem ser multados em até 17 UFMs e recolhimento do veículo.

Segundo Carlos Lopes, o cidadão pode ajudar a manter as áreas limpas, documentando  e passando aos órgãos fiscalizadores, como o Setor de Posturas (3331-2312 ou 2313), “para que os responsáveis possam responder pelos seus atos”, concluiu.

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar