WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

18/05/2021 - Governo Municipal reúne-se com Conphau para apresentar tratativas sobre a Casa da Prece

Conselho irá iniciar os estudos do imóvel e do acervo material e imaterial para o tombamento

A prefeita Elisa Araújo e o presidente interino da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Cássio Facury, reuniu-se, de forma on-line, com o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), na tarde desta terça-feira (18). Na oportunidade, o Governo Municipal apresentou as tratativas e negociações a respeito do imóvel da Casa da Prece, localizado na avenida João XXIII, espaço em que eram realizadas as atividades mediúnicas de Chico Xavier. A reunião, conduzida pelo presidente do Conphau, Luiz Mário Molinar Neto, contou com a participação dos conselheiros da sociedade civil e do Governo, além da equipe técnica da Fundação Cultural.

A partir das tratativas apresentadas pelo Governo Municipal, o Conphau irá iniciar os estudos para o tombamento do conjunto material e imaterial de Chico Xavier, paralelamente às negociações entre o poder público e o proprietário dos bens, que é Eurípedes Higino. O próximo passo é levantar e produzir relatórios e dossiês a respeito da Casa da Prece e do acervo do médium, patrimônios que o Conselho reconhece a necessidade de proteção e preservação. O planejamento e o cronograma das ações serão apresentados na próxima reunião do Conphau, que ainda será marcada.

As discussões da reunião do Conphau desta terça-feira serão publicadas, em ata, no Porta-Voz do Município.

Elisa reforçou a importância do patrimônio histórico-cultural da cidade e ressaltou que a atual gestão entende a importância de valorizá-lo. "Precisamos garantir a preservação da Casa da Prece e da história de Chico Xavier", afirmou. A prefeita também destacou que todas as negociações estão sendo feitas com base no diálogo.

"Agradeço ao Conselho por ter conduzido esse diálogo com amplitude, pensando na defesa do patrimônio cultural e religioso de Uberaba", pontuou o presidente interino da Fundação Cultural, Cássio Facury.

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar