WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CONPHAU

24/01/2019 - Conphau viabiliza construção no entorno de bem inventariado

A construção seguirá alguns critérios previstos no Plano Diretor de Uberaba

 

Membros do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) aprovaram mais um projeto de edificação no entorno de bem inventariado. O imóvel está localizado na Rua Senador Pena e onde será construído um prédio de sete andares devendo ser preservada parte da edificação, a exemplo do que foi feito no Hotel Tamareiras e em outros imóveis do município.

O projeto foi apresentado pelo proprietário e entregue à Secretaria de Planejamento (Seplan), que por sua vez, repassou ao Conphau para apreciação, como explica o presidente do conselho e superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues. “Analisamos in loco o pedido e avaliamos todas as exigências previstas no Plano Diretor de Uberaba. Os técnicos do Conphau verificaram a situação do local mantendo a sua preservação tendo em vista a sua importância histórica” destaca.

Conforme Daniel, o Conphau vem desempenhando um papel técnico de avaliação de todos os bens históricos existentes, abrindo espaço para o diálogo junto aos proprietários interessados pela mesma situação. “É importante este contato para que possamos ajustar os projetos pendentes, evitando assim a demolição ou outro dano no imóvel, prejudicando a sua preservação histórica. Novas edificações podem ser construídas em locais tombados e/ou inventariados desde que sejam analisadas suas condições, com critério, antecipadamente. O conselho atua na compatibilização da preservação e na geração de emprego e renda na cidade”, reforça.

Em Uberaba, segundo dados do Conphau, existem atualmente 189 imóveis inventariados/tombados que seguem sendo vistoriados. A proposta é avaliar o estado de preservação de cada edificação sendo levada em conta a manutenção e preservação do imóvel como alvenaria, pintura, piso, cobertura e parte elétrica. Vale lembrar que além das vistorias técnicas está sendo realizado um levantamento documental para atualização da planilha desses bens, conforme prevê o conselho.

 

Jornalista Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: CONPHAU



Voltar