WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

13/05/2021 - Governo Municipal faz levantamento técnico nos 11 ecopontos para reforma e revitalização

O Governo Municipal está realizando amplo levantamento técnico das condições precárias nas quais a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) recebeu os 11 ecopontos existentes na cidade. O objetivo é reformar e revitalizar as estruturas em alvenaria, coberturas, instalações hidrossanitárias e elétricas existentes nesses locais.

O secretário da Sesurb, Carlos Roberto Lopes, informou que durante os próximos 30 dias acontecerá minuciosa vistoria para levantamento dos problemas de cada um, com intuito de saber quais as necessidades de reforma e revitalização desses espaços.  

Preliminarmente, foram encontradas pela atual administração instalações totalmente degradadas, sem as mínimas condições de uso pelos funcionários que trabalham nesses locais. “É uma questão de segurança e dignidade para os trabalhadores que atuam ali", destacou o titular da Pasta.

A Sesurb supervisiona o trabalho da empresa terceirizada Nativa Paisagismo e Construções, vencedora de licitação para manutenção das caçambas e remoção dos descartes feitos nos ecopontos pela população, mas não de sua estrutura física, que cabe ao Governo Municipal. “Ao longo do tempo, esses abrigos foram se deteriorando sem manutenção”, explicou Carlos Lopes.

Foi detectado que as instalações estão com portas e janelas quebradas ou inexistentes, banheiros sem condição de uso por falta de louças ou equipamentos quebrados, paredes esburacadas e desgastadas, locais destelhados ou com telhas quebradas, acúmulo de sujeira, dentre outros problemas.

A situação mais crítica é no ecoponto do bairro Amoroso Costa, que não oferece as mínimas condições de uso, pois está com uma parte destelhada, o banheiro sem instalações sanitárias, sem porta e com janelas sem vidros e enferrujadas, além da sujeira que se acumula por toda a parte.

No ecoponto do bairro Estados Unidos, uma das portas de madeira foi arrancada e outra de metal está enferrujada, além do alambrado quebrado. No Parque São José, a situação não é muito diferente, pois, apesar de existirem portas e janelas, o local está entulhado de materiais, completamente sujo. No Jardim Califórnia, a porta está enferrujada, as cercas estão quebradas, não há armários, filtros, torneiras para dar suporte aos trabalhadores que atuam no local.

As paredes estão mais preservadas no ecoponto do Residencial 2000, mas em compensação as telhas estão quebradas, hidrômetro danificado, não há vidros na janela, portão está enferrujado e quebrado, assim como o letreiro. A situação não é diferente no Volta Grande, Jardim Maracanã, Valim de Mello, Pacaembu, Alfredo Freire e Serra Dourada. “Por isso vamos abrir um processo licitatório após essa vistoria para realizar as benfeitorias necessárias”, concluiu.

Localização - Os 11 ecopontos têm grande importância para o meio ambiente, pois são os locais oficializados para descarte de materiais, como sofás velhos, camas e armários, computadores, monitores e aparelhos de televisão, entulhos de material de construção, podas de árvores em pequenos pedaços, papel, papelão, vidro e alumínio e, ainda, eletroeletrônicos.  

É permitido o descarte de até um metro cúbico (1.000 litros) de resíduos por vez nessas caçambas. Somente não podem ser colocados ali lixo comum, pilhas, óleo, material hospitalar e industrial. Vale lembrar que o descarte irregular de lixo e entulho é passível de sanções e multas por parte da Prefeitura de Uberaba.


De acordo com dados da Sesurb, o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados, das 7h30 às 16h. Domingos e feriados, os ecopontos não funcionam.

Locais onde estão os ecopontos:
Alfredo Freire - Rua Iracema Barreto Pires, 280
Amoroso Costa - Rua Eva das Graças Oliveira Silva, 552
Bairro de Lourdes e Jardim Califórnia - Rua Ataliba Guaritá Neto, 216
Estados Unidos - Rua Alaska, 120
Grande Horizonte e Residencial Serra do Sol - Avenida Jaraguá, 810
Maracanã - Rua José Tinoco, 365
Morumbi - Rua Cláudio Talarico, 890
Paraíso e Parque São José - Rua Nelson Ciabotti, 51
Parque das Américas e Volta Grande - Rua Antônio Alves Fontes, 961
Residencial 2000 - Rua André Luiz Samuel Alves, 170
Valim de Melo - Rua Norma Menegaz Resende, 1222

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar