WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

26/04/2021 - Serviços Urbanos retira mais de 112 toneladas de lixo dos bueiros em três meses

As três equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras responsáveis pela limpeza manual de bueiros retiram, mensalmente, uma média superior a 25 toneladas de lixo e entulho desses locais durante todo o ano. De janeiro a março, foram recolhidas mais de 112 toneladas, sendo 23,35 t em janeiro, 41,98 t em fevereiro e em março, 47,42 t. A limpeza mecanizada, com a utilização de trator, por sua vez, retira cerca de 10 toneladas de lixo por mês incluindo bueiros e outros materiais de áreas públicas.

A limpeza atendeu 85 ruas de 102 bairros da cidade.  A ação é contínua e importantíssima para evitar alagamentos e enchentes, já que o lixo jogado nas ruas entope os bueiros. O secretário Carlos Lopes ressaltou que os bueiros não foram projetados para ser lixeiras, mas sim para ajudar na captação de água. “Depois chove e todos reclamam dos bueiros entupidos e da Prefeitura, mas a população precisa fazer sua parte”, disse.

Aliás, o secretário reforçou ainda a necessidade de colaboração da população para manter a cidade limpa, através de atitudes cidadãs, como o respeito aos horários de coleta e não descartar lixo e outros materiais nos bueiros, que podem ser tão fundos que cabe uma pessoa de pé no seu interior. “Com o volume de materiais depositados no local, a limpeza fica muito mais difícil e onerosa”, alertou. O material recolhido é encaminhado para a Soma Ambiental, empresa terceirizada que faz seu processamento e descarte corretos.  

Todo tipo de lixo é encontrado nos bueiros, como restos de construção civil, madeira, terra, cascalho, folhas, plástico, papel, latinhas e pets, os itens mais comuns. No entanto, já foram encontrados animais mortos, pneus, seringas, restos de sola de botinas em grande quantidade, massa de pão e pão velho de padaria.

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar