WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

03/04/2021 - PMU instala 100 luzes de LED por dia para clarear as ruas da cidade

Uberaba já tem mais de 40 mil pontos modernizados com luz de LED, instalados até o mês de março, cuja substituição continua a todo vapor, conforme determinação do Governo Municipal. Mensalmente,  são instaladas em média 2.500 mil luminárias, sendo que 153 bairros  foram atendidos. Estão sendo realizadas instalações de luz de LED nos bairros Maracanã e Itália. Estão programadas as instalações nos Jardins Aroeiras e Laranjeiras, além do Distrito Industrial II e o bairro rural da Baixa.

Para o bairro rural de Peirópolis, a iluminação de LED conta com 66 postes, 11 transformadores, 95 luminárias interligadas por mais de 3.500 metros de cabos. O serviço é realizado pelo consórcio Consip Uberaba, por meio da Parceria Público-Privada, vencedor da licitação realizada em outubro de 2019, e supervisionado pela equipe de iluminação pública da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras.  

Segundo o chefe do Departamento da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Luiz Gustavo Nobis, o cronograma de instalação é de curto prazo, por conta dos fornecedores, tendo em vista que o consórcio depende das potências das luminárias para realizar a programação periódica.  “Portanto, não há como fazer essa previsão tão longa. São realizadas aproximadamente 100 trocas por dia”,  disse.

O titular da Pasta, Carlos Roberto Lopes, avaliou a importância da iluminação de LED. A principal refere-se ao impacto na redução da criminalidade nos locais onde estão sendo instaladas essas luminárias, que ficam mais claros, inibindo a ação de malfeitores, por terem fluxo luminoso mais potente, clareando o ambiente.

Ele lembrou que, atualmente, a Prefeitura gasta cerca de R$ 14 milhões anuais  com contas referentes a iluminação pública. Com a PPP, logo após os primeiros 18 meses de início de operação, a expectativa de economia é de até 55% no consumo de energia com as novas lâmpadas.

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar