WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

05/02/2021 - Sesurb faz balanço de limpeza de vias e bueiros, roçada e de Cata Treco

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sersub) aumentou para seis as equipes de limpeza urbana e tem buscado agilizar o trabalho para atender toda a cidade, em razão do período chuvoso. Segundo o titular da Pasta, engenheiro Carlos Roberto Lopes, apesar do trabalho intenso desde o início de janeiro, especialmente nas áreas periféricas, a atual administração pegou a cidade suja, com locais dando mostra que não recebiam cuidados há algum tempo. “Esse volume de mato não cresceu somente em 30 dias”, apontou.

Desde o início do ano, foram realizadas 648 limpezas de bueiros em diversos pontos da cidade. Foram 166 trechos que davam acesso a esses bueiros e 111 vias por inteiro, canteiros e praças públicas foram roçados. Sofreram limpeza pesada com utilização de máquinas, como a pá carregadeira, 60 pontos de Uberaba. Desse total, cerca de 70% das roçadas foram em bairros da periferia.

De acordo com o secretário, o contrato com a empresa Lara está em vigor até setembro próximo, sendo plenamente executado. Ele lembra que todas essas seis equipes que atuam na cidade são da empresa, supervisionadas pela Sesurb.

Carlos Lopes reforça ainda a necessidade de colaboração da população para manter a cidade limpa, por meio de atitudes cidadãs, como o respeito aos horários de coleta, colocando o lixo somente nos dias certos. Essa irregularidade, por exemplo, é passível de multa de 2 Unidades Fiscais do Município (UFMs) e, no caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro a cada nova infração. Cada UFM equivale a R$ 293,47.

Cata Treco - O descarte irregular de lixo é um problema sério em Uberaba, tanto que, somente em dezembro do ano passado, o serviço de limpeza urbana recolheu 114.340 quilos pelas ruas. A Secretaria está fechando o relatório do volume de material recolhido no mês de janeiro. 

A Sesurb também mantém o Cata Treco nos bairros, recolhendo materiais inservíveis, como TVs, sofás, armários e computadores, entre outros, que são descartados em terrenos e até nas vias públicas. Esse serviço é realizado de acordo com as demandas enviadas pela população, de modo a evitar o acúmulo desse tipo de descarte nas ruas da cidade. As pessoas que têm esse tipo de material para jogar fora também podem colocar em frente a residência  no dia em que o caminhão passar pela rua.

Descarte irregular - De acordo com o diretor do Departamento de Posturas da Secretaria Municipal de Defesa Social, Renê Inácio de Freitas, a Lei 10.697/08 (Código de Posturas) determina que jogar lixo ou entulho em áreas públicas ou terrenos baldios é passível de punição com multa de 2,5  a 5 UFMs (Unidade Fiscal do Município).

Os infratores que descartam lixo irregularmente com veículo automotor podem ser multados em até 17 UFMs e recolhimento do veículo. No caso de carroças flagradas, a pena será de 8 UFMs para o proprietário e de 2 UFMs para outras formas de descarte, como carrinhos de mão.

Renê alerta que as pessoas podem denunciar esse descarte irregular por meio dos canais da PMU (Cidade Ativa - 3318-0800 e 0800 940 0101; Setor de Posturas 3312-2312 ou 3312-2313). É importante que a pessoa faça o registro fotográfico do flagrante e da placa do veículo usado pelo infrator, assim, a fiscalização poderá localizar os responsáveis para serem devidamente multados.

“É por meio dessas punições que será possível coibir esse tipo de ação que contribui para o aumento da poluição, causando vários transtornos para a população”, ressaltou Freitas. Ele lembra ainda que, no caso de não identificação do responsável pela irregularidade, o proprietário do terreno poderá arcar com a multa, que é de 0,5 UFM a cada 100 metros quadrados.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar