WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

27/11/2020 - Piau inaugura Geossítio Santa Rita e entrega reforma da Biblioteca Municipal

Nesta sexta-feira (27) foi entregue pela administração Paulo Piau a reforma da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e inaugurado o Geossítio Santa Rita, que é o quarto do Geopark Terra de Gigantes de Uberaba. “Esse foi um dia memorável em razão de muitas notícias de investimentos na cidade e a entrega dessas duas obras de extrema importância para a Educação e o Turismo. Quando entregamos algo tão positivo para engrandecer Uberaba, todas as dificuldades e críticas ficam para trás e fica a satisfação de estar prefeito dessa cidade”, destacou o prefeito.

Segundo o Piau esse é mais um passo para a obtenção da chancela da Unesco para reconhecimento de Uberaba como uma cidade definitivamente turística, com um patrimônio geológico internacionalmente reconhecido e rico, assim como uma porta de entrada para os diversos outros segmentos turísticos da cidade. 

Se acordo com o secretário de  Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, Uberaba  é uma terra de gigantes, que além das riquezas ainda tem as pessoas lembrando que os recursos para a realização do projeto foram oriundos de contrapartida de empresas como a Agronelli que  destinou recursos para o Geopark, seja no Geossítio, como na Maria Fumaça recentemente inaugurada. 

Segundo José Renato,  o Geossítio Santa Rita além da divulgação de uma das nossas forças turísticas, vai também contribuir para a revitalização do centro. “A atual administração voltou sua atenção para as possibilidades de negócios abertas pelo turismo, gerando assim emprego e renda”, disse.

O projeto Geopark Uberaba, busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade para apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da UNESCO, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade em 2019. Existem apenas 140 Geoparques em todo o mundo. 

O Geossítio Santa Rita interligará a Igreja São Domingos, Igreja Santa Rita, Biblioteca Municipal e o Mercado Municipal. Sendo um elo do turismo religioso. Além dos geossítios do Zebu, Museu Chico Xavier e o Paleontológico. 

A secretária adjunta do Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega, pontua que há 80 milhões de anos no Geossítio Santa Rita morreu um titanossauro e o úmero dele ficou fossilizado na rocha mãe que está na entrada do complexo turístico. Nesse local, que hoje está devidamente protegido, o paleoartista Rodolfo Nogueira fez uma réplica do animal a partir do fragmento encontrado fossilizado, reconstruído o animal como um todo. Da mesma forma ele está confeccionando outras três réplicas de animais pré-históricos que viveram na região e estarão expostos no Geossítio. Assim foi projetado o complexo, construído em torno do fóssil, conforme afirmou. 

O local oferece ainda uma Geoloja de souvenirs que vai promover os artistas e o artesanato local e em breve um Café. Além disso o complexo é formado por um jardim parque  que vai oferecer um circuito pedagógico e científico para as crianças e adultos que queiram conhecer um pouco mais das riquezas geológicas de Uberaba.

A diretora de Turismo da Sedec, Aparecida Basílio informou que já estão funcionando o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a Geoloja, que até ser ocupada com o vencedor da licitação em curso, apresentará produtos de artesãos uberabenses.  Um Catálogo de Geoprodutos servirá para divulgação dos artesãos locais, que irão confeccionar produtos que refletem a identidade territorial do Geopark Uberaba. 

Segundo a chefe da Seção de do Departamento de Cultura da FCU, Karina de Oliveira os artesãos foram convidados a participar do Projeto Geopark através de um Catálogo onde estarão retratados suas criações. Esses produtos foram fotografados pelo  fotógrafo da Fundação Cultural Flávio Salge. “Produtos que contam a história da nossa mineiridade, com artesanatos elaborados com materiais de sustentabilidade”. 

A Fundação Cultural está  muito engajada em ajudar o artesão , fomentar a cultura e enaltecê-la, mostrando que essa gestão apoia o ser humano que está ali produzindo. “Portanto, o nosso principal objetivo é ajudar o artesão, fomentando a arte”, concluiu Karina.


Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar