WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

29/10/2020 - Piau entrega Maria Fumaça restaurada e estátua de bronze de Chico Xavier à população

“Uberaba hoje fica maior em seu turismo, crescendo sua importância no cenário brasileiro e mundial”.  A afirmação é do prefeito Paulo Piau ao entregar, na manhã desta quinta-feira (29), a Maria Fumaça da Praça da Mogiana completamente restaurada. Essa por sua vez, lembrou o Chefe do Executivo, trouxe o médium Chico Xavier para a cidade, cuja estátua na Praça Rui Barbosa também foi inaugurada agora.  “Na construção dos trilhos foram descobertos os primeiros fósseis em Peirópolis. Tudo está interligado”, observou.

Segundo o prefeito a cidade tem história e é importante saber transformar isso em negócio e geração de emprego. Em 2013 a Prefeitura chamou a Fundação Getúlio Vargas para fazer um planejamento estratégico e foi quando surgiu o start de apostar no turismo.

Nessa época, contou o prefeito, o Sebrae fez um diagnóstico demonstrando o potencial turístico, maior que outras localidades, Araxá, Ouro Preto e outras cidades. No mundo existem somente 140 Geoparks reconhecidos pela Unesco e o Município tem plenas condições de ser um deles. Estão envolvidos no projeto além do Poder Público, UFTM, ABCZ e Sebrae. “Para que atinja esse patamar é necessária a sensação de pertencimento por parte da população”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes apontou que diante disso, a atual administração voltou sua atenção para as possibilidades de negócios abertas pelo turismo, gerando assim emprego e renda. “É importante podermos entregar dois equipamentos turísticos como esses, que ficarão para as futuras gerações”, disse.

A secretária adjunta da Sedec, Anne Roy Nóbrega completou que ainda existem outros equipamentos a serem lançados, ao passo que o Ministério do Turismo demonstrou grande interesse em investir e desenvolver o setor em Uberaba. “No novo normal, Uberaba se tornará um polo de visitação turística no país”, sentencia. Lembra que o Geopark tem três pilares. A História pode ser representada pela própria Maria Fumaça, o Jornal Lavoura e Comércio, dentre outros. Ainda a Identidade Cultural, expressa pelo turismo religioso – Chico Xavier, festas e Igrejas, de negócio e cultural - através do zebuturismo, de aventura – Dinossauro e a paleontologia muito forte nas riquezas fossilíferas.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Cláudio Junqueira, o projeto da arquiteta Maria Tereza Oliveira prevê a cobertura da locomotiva, construção de calçadas com pisos intertravados, pista de corrida e caminhada, paisagismo e nivelamento formando um espaço integrado, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, playground, o que vai valorizar muito o local.

Segundo a profissional por determinação do prefeito Paulo Piau as melhorias levam em consideração a interação da população com a locomotiva. Para preservar a máquina está prevista uma cobertura metálica simples, “fazendo um contraponto entre o moderno e o antigo”, observa Maria Tereza. Além disso, o conceito é de integração e acessibilidade para que ao se apropriar da praça, a população ajude a cuidar dela.

Junto com o Arquivo Público de Uberaba, a Casa do Artesão e a Estação da Mogiana que abrigará a sede da Guarda Municipal, a praça forma um complexo, um marco da cidade. “Esse espaço fará com que as famílias possam utilizar melhor o local, fomentando ainda mais o turismo na cidade”, disse.

Maria Fumaça - A Maria Fumaça foi  totalmente restaurada pela equipe do Grupo Oficina de Restauro de Belo Horizonte, sob a supervisão de Adriano Ramos de Belo Horizonte.

A máquina foi importada da Inglaterra em 1908 e identificada por “tipo 301” (Decreto n.º1901/1999). É uma das cinco máquinas tipo A-6-0/Tenwheel, fabricada por BeyerPegcock, que a Companhia Mogiana possuía.

Esse trabalho basicamente consistiu em duas frentes. A primeira foi buscar as peças que haviam se perdido e a segunda seria revitalização das cores originais, preto e vermelho com detalhes verdes e brancos, recolocação do farol que havia perdido e a sineta confeccionada pela fábrica de sinos local Fundição Artística de Sinos Uberaba, do artesão José Donizetti. Conseguiram encontrar algumas peças como o manômetro que estava guardado na Prefeitura.

Ramos também realizou pesquisa de locomotivas idênticas que ainda estão em funcionamento. Encontraram em São Lourenço e Corinto, Estado de São Paulo, que serviram de base. Teve um trabalho grande de funilaria e pintura, tendo sido usado selante primer e a pintura em poliuretano.

Chico Xavier – Coube à artista plástica pedroleopoldense, Vânia Braga, criar a estátua de bronze, em tamanho natural de Chico Xavier, seu conterrâneo. A peça foi estrategicamente colocada na Praça Rui Barbosa retratando ele sentado num banco de ferro. “De qualquer ângulo que vemos a estátua existe um monumento histórico ao fundo”, observou o prefeito Paulo Piau durante a inauguração. Ele também lembrou que na esquina com o calçadão está o prédio onde funcionou o Café Mil e Um, muito frequentado pelo médium.

O trabalho é semelhante a outro existente na terra em sua terra natal.  A estátua pesa 250 kg de bronze fundido na Fundição Artística São Vicente, em BH, sob a coordenação do artista Diego Rodrigues e teve custo de R$ 80 mil. De acordo com Vânia a intenção era homenagear esse “Mineiro do Século”, sendo o maior brasileiro de todos os tempos.

Radicado em Uberaba desde 1959, faleceu a 30 de junho de 2002. De origem humilde, tornou-se mundialmente conhecido por sua obra de caridade na Casa da Prece e os mais de 400 livros por ele psicografados.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar