WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

20/10/2020 - Prefeitos do Brasil e do Japão trocam experiências em live da FNP sobre Covid-19

O prefeito Paulo Piau avaliou de forma muito positiva a reunião virtual “FNP Conectando Cidades para enfrentar a Covid-19”, promovida pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil. Ele coordenou os trabalhos que tiveram a participação dos prefeitos de Guarapuava (PR), César Silvestri Filho, e dos japoneses Yasumoto Suzuki, de Hamamatsu e Toshiaki Murayama, de Oizumi.

Durante o encontro foi discutido as medidas de proteção à saúde da população, o impacto econômico que deve ser sentido ainda em 2021, e a aposta nas novas tecnologias. O encontro foi transmitido ao vivo pela página da entidade no Facebook/FrenteNacionaldePrefeitos om tradução consecutiva  português>japonês>português e pode ser conferida a qualquer momento.

Ao abrir a live, Piau destacou que a retomada da economia, não apenas no Brasil, mas no mundo, terá impacto nas contas públicas, dos países e das prefeituras. “Queremos saber o que o Japão está fazendo nesta fase com a reabertura econômica e social. Em relação às escolas, por exemplo, aquele país funciona de forma remota e presencial”. Ele destaca que a partir de 2021 o novo normal será a escola mista, na qual o presencial apenas para complementar a educação à distância.

As duas cidades japonesas têm em comum o grande número de brasileiros residentes. Em Oizumi, por exemplo, 19% da população é de estrangeiros dos quais 58% são brasileiros. Entre as medidas de proteção à saúde e à vida, especialmente para esses moradores, foram realizadas campanhas de conscientização e material publicitário com slogans como ‘Eu te amo, por isso não vou te abraçar’. “O resultado disso é que atualmente temos pouquíssimos pacientes infectados com o coronavírus. Agradeço porque esse fato se deve à cooperação dos brasileiros que residem aqui”, disse Murayama.

Tecnologia e humanização - Paulo Piau observou que o segredo desse novo normal, em que pese o coronavírus ter um lado terrível de doença e morte, ofereceu lição para o mundo.  “Não há mais distâncias e barreiras. Temos que humanizar mais as relações, com maior equilíbrio social e oportunidade para todos”, disse. 

Nesta linha, César Silvestri, de Guarapuava, lembrou que a digitalização dos processos também foi intensificada no Brasil pela pandemia, com a utilização de recursos tecnológicos e inovadores. No seu município houve incentivo à telemedicina, diagnóstico por inteligência artificial, aulas online e ações sociais de maneira digital.

Conforme Suzuki, a pandemia demonstrou aos japoneses que mesmo Tóquio concentrando a maioria das funções do país, as empresas privadas e os profissionais não precisam estar estabelecidos na capital.

Para o governante, o teletrabalho e as aulas online podem ser uma tendência. “O Japão começou a se digitalizar em velocidade intensa. E o coronavírus foi propulsor para a digitalização. Acreditamos que podemos mudar as cidades e a sociedade com a tecnologia da informação e com o poder do digital”, comentou.

Recursos - Uma das experiências relatadas pelo prefeito de Hamamatsu, foi a utilização de um Fundo local para o combate à pandemia, antes mesmo de o governo central do Japão encaminhar o grande volume de recursos para as diversas municipalidades. “Graças ao nosso Fundo de Ajuste Financeiro pudemos agir de forma eficaz e com celeridade”, salientou.

Em Oizumi, a estratégia foi parecida. Segundo o governante, Fundo foi utilizado para apoiar a cidade que tinha foco em produção e negócios, a partir dos principais segmentos econômicos elencados pelo distrito de Guma, do qual o município é província.

Como esta não é a realidade do Brasil, o prefeito de Guarapuava/PR, Cesar Silvestri Filho, chamou a atenção para os subsídios federais como “necessários e fundamentais para os brasileiros”. “Teremos 2021 como um ano muito desafiador, onde o governo central, estadual e municipal terá que manter políticas de incentivo para os setores mais afetados”, disse.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio com dados da FNP

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar