Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Gabinete

16/10/2020 - Piau conduz debate remoto entre Brasil e Japão promovida pela FNP sobre Covid-19

Convidado pela Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito Paulo Piau, que também é vice-presidente de Agronegócio da entidade, conduzirá, na próxima segunda-feira (19), às 20h30, reunião virtual de chefes de Executivo do Brasil e do Japão sobre o “Enfrentamento ao novo coronavírus”. A transmissão ao vivo terá tradução consecutiva português>japonês>português e poderá ser acessada através da página do Facebook/FrenteNacionaldePrefeitos.

A FNP vinha realizando esse tipo de reunião desde o inicio da pandemia, sempre com troca de experiências com prefeitos do Brasil, com prefeitos dos países dos cinco continentes, começando pela Itália, num total de 18 reuniões. Os trabalhos foram suspensos em agosto último. Agora, em outubro, com todas as mudanças ocorridas nesse período, a entidade decidiu pela retomada, convidando representantes de cidades com características distintas nos dois países, a fim de trocarem informações e experiências.

Participarão da reunião remota ainda o prefeito de Guarapuava (PR), César Silvestri Filho, o prefeito de Hamamatsu, Yasumoto Suzuki e de Oizumi, Toshiaki Murayama.  A escolha desses municípios se deu, primeiramente pelo fato de terem colônias de brasileiros expressivas e, no caso no lado brasileiro, o Estado do Paraná conta com grande colônia japonesa. Em relação a Uberaba, a escolha se fez pelo trabalho de combate ao Covid-19 numa cidade desse porte e as políticas de enfrentamento aplicadas aqui.

Com duração de uma hora na reunião remota contará com intérpretes nos dois países realizarão as traduções após o término imediato da fala de cada um. A transmissão será dividida em quatro blocos, cabendo a Piau coordenar os debates, conduzir a palavra para cada participante, chamar os prefeitos para as argumentações e comentários, iniciar e terminar os blocos e o debate em si.

A transmissão será dividida em quatro blocos: “Monitoramento e Segunda Onda”; “Retorno das atividades”; “Medidas Socioeconômicas” e “Ações Gerais”. Em cada um deles os participantes contarão as experiências de seus Municípios, bem como os ‘cases’ e vivências desse aprendizado.

Peculiaridades – O Japão é uma monarquia constitucional dividido em oito regiões e administrativamente é formado por 47 prefeituras (equivalentes aos Estados do Brasil), cada uma com um governador, um legislativo e uma burocracia administrativa. O serviço de saúde é fornecido pelo governo nacional e locais. O pagamento de serviços médicos pessoais é oferecido através de um sistema de seguro universal de saúde que oferece taxas fixadas por uma comissão do governo. As pessoas sem seguro através dos seus empregadores, podem participar de um programa nacional de seguro de saúde administrados pelos governos locais.

Cabe aos municípios os cuidados básicos de saúde, enquanto as prefeituras, que equivalem aos estados  administram os hospitais.

A cidade de Hamamatsu tem população de 791,707 habitantes (2019). De acordo com os dados do Município foram confirmados 203 casos de Covid-19. Já na Província (Prefeitura = Estado) de Shizuoka, onde Hamamatsu está inserida, foram 567 casos confirmados, com duas mortes.  

O outro Município participante, Oizumi, tem 39,996 habitantes (2015). Ele pertence  a Prefeitura de Gunma que apresentou 761 casos de coronavírus confirmados com 19 óbitos até último dia 12 de outubro.

Guarapuava, no Estado do Paraná tem população de 167.328 de acordo com o último Censo, e em 16 de outubro registrou 954 casos confirmados do Covid-19, com 12 óbitos.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub