WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

04/09/2020 - Sepultamentos acontecerão no cemitério parque a partir de 21 de setembro

Com o esgotamento do espaço físico do cemitério Medalha Milagrosa, a prefeitura de Uberaba decidiu pelo início de sepultamento no novo cemitério, denominado Memorial Parque Uberaba – Cemitério Ecumênico. Cabe destacar que o cemitério Medalha Milagrosa continuará aberto.

Quem tem túmulo perpétuo no Medalha, terá direito adquirido no cemitério parque. Havendo necessidade de sepultamento de membro da família, ele ocorrerá no cemitério parque a partir de novembro de 2020, sem custo de aquisição pelo proprietário do túmulo no Medalha Milagrosa. Neste caso, havendo um ente sepultado no Medalha, este será transladado para o cemitério parque, de acordo com os ditames da lei e sem qualquer custo para o interessado.

No intervalo entre o início das atividades e novembro, os sepultamentos de quem tem túmulo perpétuo poderá optar entre um e outro. É importante salientar que não haverá mais concessão de túmulo perpétuo no cemitério Medalha Milagrosa. Nos próximos anos o cemitério continuará aberto e todo e qualquer possibilidade de translado de restos mortais será discutida com a família, com respeito absoluto as pessoas, sem imediatismo ou afobamento e com os devidos cuidados que a situação requer, mantendo preservado, como dito acima, o direito adquirido. Destaca-se que 5% dos jazigos do novo cemitério serão destinados gratuitamente para a população de baixa renda.

Além do esgotamento de espaço no Medalha para novos sepultamentos, a situação complexa do campo santo vem sendo discutida a mais de 15 anos, visto questões relevantes sanitárias e mesmo de posse da área. A área onde hoje se encontra o atual cemitério só poderia ser destinada para implantação de projetos de cunho científico, tecnológico, de inovação e ensino, de acordo com a escritura pública de permuta de área da PMU com a Embrapa (União). Outro problema do local diz respeito às questões ambientais. Com a concessão de um novo cemitério, estes problemas históricos e relevantes passam a ser corrigidos, mesmo que em longo prazo.

Com a decisão da prefeitura para dar início antecipado aos sepultamentos no cemitério parque o mesmo iniciará suas atividades no dia 21, próximo. As obras no local terão continuidade, mas devidamente controladas para que não atrapalhem a despedida da família ao seu ente querido.

Denominado Memorial Parque Uberaba – Cemitério Ecumênico, o cemitério fica na Rua João Batista Ribeiro, próximo à Escola Agrotécnica “IFTM”. O espaço contará com uma área verde, salas de velório, capela ecumênica, estacionamento, área para alimentação, crematório, segurança, dentre outros espaços que atenderá aos serviços a serem prestados pela empresa gestora. O modelo deste tipo de cemitério é mais contemplativo, observando a preservação da natureza, nos moldes dos vistos em outras cidades semelhantes a Uberaba.

O novo espaço contemplará 50 mil novos jazigos, em um espaço de 30 hectares. Atualmente, Uberaba é atendida por três cemitérios, sendo o São João Batista, o Medalha Milagrosa, e o Bom Pastor no bairro rural de Ponte Alta.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar