WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

21/08/2020 - Uberaba pode ganhar Unidade Mista de Inovação, Pesquisa e Tecnologia da Embrapa

O presidente da Embrapa e o secretário executivo do Mapa visitaram as instalações do Parque Tecnológico e participaram de encontro com empresários, entidades e instituições ligadas ao agronegócio, tecnologia e inovação

O prefeito Paulo Piau se reuniu nesta sexta-feira (21) com o presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Celso Moretti e com secretário executivo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Marcos Montes. O encontro foi realizado no Parque Tecnológico de Uberaba e contou com a participação de lideranças e entidades ligadas ao agronegócio, academia de startup e empresas de tecnologia e inovação.

Durante a reunião Piau entregou documento dirigido à Embrapa e ao Mapa, requerendo a implantação de Unidade Mista de Inovação, Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Embrapa no Município. “Uberaba é uma cidade inovadora desde o século passado com a instituição do Parque Tecnológico 30 anos atrás. É focada no agronegócio e desenvolve conhecimento para o progresso do Brasil e do mundo, portanto, nada mais justo que continuar investindo nessa área de inovação, modernização e tecnologia”, afirmou Piau.

No encontro também foi proposta a criação do Bairro Inteligente que prevê a construção de um bairro na área do entorno do núcleo central do Parque Tecnológico e a implantação do GIS Agro (Grupo de Inteligência Setorial para o Agro) focado no compartilhamento de informações técnicas e científicas, além de políticas públicas para o agronegócio.

Marcos Montes parabenizou Piau pela gestão moderna e dinâmica que vem exercendo e se comprometeu em buscar a viabilidade dos projetos junto ao Mapa. “Nós estamos vivendo numa realidade diferente, num mundo de inovação em busca da sustentabilidade. É inegável a capacidade do Brasil de produção de tecnologias, de avanços, de conquistas, mas precisamos abrir as portas nessa questão da sustentabilidade e se nós juntarmos a academia e o serviço público, seremos vitoriosos. Eu firmo aqui o compromisso de dar mais esse presente para Uberaba”, ressaltou Montes.

O presidente da Embrapa reconheceu a importância de Uberaba para o desenvolvimento da agricultura brasileira. “Uberaba com certeza, como capital do agronegócio pode fazer muito pelo país e quanto a Unidade Mista, é uma coisa natural de acontecer, pois, já temos seis colegas aqui, então, é só ajustar esse processo contando com o apoio do Ministério. Também em relação a cidade inteligente é um projeto que nós vimos com muito interesse. A Embrapa tem uma quantidade enorme de terras no Brasil que nós queremos rentabilizar, nós queremos transformar esse ativo imobiliário em recurso para pesquisa”, concluiu Moretti.

 

Jornalista – Melissa Paroneto

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar