WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

14/08/2020 - Uberaba participa de lançamento do “Desenvolve Minas Gerais”

O projeto da AMM com o Sebrae tem como meta a retomada do crescimento econômico dos municípios mineiros

O prefeito Paulo Piau acompanhou nesta sexta-feira (14) o lançamento oficial do projeto “Desenvolve Minas Gerais” idealizado pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do governo do Estado e várias entidades parceiras. O evento com transmissão online contou com a participação do presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, do presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles, do diretor técnico do Sebrae-MG, João Cruz e do governador Romeu Zema.

O prefeito Paulo Piau disse que vê a iniciativa como positiva, mas ressalta que as ações devem sair do papel e serem colocadas em prática. Piau acredita que as autoridades federais e estaduais precisam entender que as coisas acontecem nos municípios. “Vejamos o caso do gasoduto, por exemplo, Uberaba tem perdido muitos investimentos porque nós não temos gás. Levamos ao governo do Estado a proposta da implantação da planta de amônia ureia para trazer o gasoduto, mas não vejo o governo do Estado se empenhar para que as coisas aconteçam, afirmou.

Piau falou ainda sobre a importância do pacto federativo para o desenvolvimento dos municípios. “Defendo o desmonte das atividades que são próprias do município e dos recursos financeiros correspondentes. Apesar da pandemia, Uberaba tem sido referência na geração de emprego, renda e no fortalecimento dos empreendimentos e das empresas. Nós temos o foco do desenvolvimento do setor produtivo como eixo. Então, apesar das dificuldades eu vejo esse novo programa lançado hoje como um debate muito importante, onde o Estado e os municípios, com o apoio da União, se comprometem de mãos dadas a fazerem tudo aquilo que é preciso”, destacou.

O “Desenvolve Minas Gerais” é uma iniciativa inédita no Estado e tem como objetivo alavancar a retomada do crescimento econômico local dos municípios mineiros impactados pela queda das receitas, devido à pandemia do coronavírus. Entre as ações planejadas estão o fortalecimento e disseminação de políticas públicas de desenvolvimento econômico por meio de trabalho em rede, com encontros online nas 44 microrregionais do Estado, promovendo capacitações técnicas, estudos e experiências inovadoras, num envolvimento direto entre o poder público, pequenas e médias empresas e o terceiro setor.

Para os próximos dois anos está prevista extensa programação de eventos como cursos, palestras, webnários, seminários e congressos, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais. De acordo com os dados da AMM, nos 853 municípios mineiros existem cerca de 2,5 milhões de pequenos negócios que necessitam de apoio para atravessar a crise que afeta todo o País.

Segundo o presidente da AMM, Julvan Lacerda, é preciso investir nos pequenos empreendedores para retomar o crescimento econômico dos municípios. “Essa parceria pode render bons frutos, a AMM está presente em todos os 853 municípios através das prefeituras e a expertise do Sebrae, aliada às parcerias que nós firmamos com o governo do Estado, a Amirt, o Tribunal de Contas da União, a Confederação Nacional de Municípios, a Assembleia Legislativa, entre outros parceiros, com certeza dará um resultado muito positivo na nossa sociedade”, esclareceu Lacerda.

O presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou a importância de boa gestão para o sucesso econômico. “Quando se tem gestão, tudo melhora significativamente e para vencer a burocratização da gestão o caminho é somar parcerias como estamos fazendo e o Sebrae sempre estará à disposição para Minas Gerais” concluiu.

O primeiro evento do “Desenvolve Minas Gerais” será realizado no próximo dia 20  pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande e terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da AMM e Sebrae MG.

 

Jorn. Melissa Paroneto

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar