Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Vice-Prefeito

24/07/2020 - Coronavírus - Vice-prefeito recebe reivindicação para análise do esgoto

Representantes de entidades entregaram ao vice-prefeito, João Gilberto Ripposati recomendações em forma de 'Carta Aberta às Autoridades de Uberaba', através da qual solicitam a vigilância sentinela do SARS CoV-2 (Coronavírus) em águas residuais de esgoto não tratadas.

O documento é baseado em trabalho realizado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de um projeto-piloto de monitoramento do esgoto desenvolvido em Belo Horizonte e Contagem (MG), para mapeamento da ocorrência do novo coronavírus.

O objetivo é descobrir as informações que o esgoto pode conter sobre a disseminação da Covid-19 em comunidades específicas, ao longo do tempo.

Estiveram em reunião com o vice-prefeito Ripposati, Maria Sandra Siqueira (conselheira de Saúde e representante do Sindicato dos Enfermeiros ( Seemg), Genilda Brito (conselheira de Saúde e Presidente da UBM - União Brasileira de Mulheres – Uberaba), Márcio José Vaz (presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Esgoto – Sindae), Hélio Moura (diretor do Sindae) e Antônio Carlos (Sindicato dos trabalhadores  na Agricultura Familiar Vale do Rio Grande).

O trabalho consiste na coleta de amostras em bacias e estações de tratamento de esgoto. O mapeamento, segundo o grupo, possibilita inferir a quantidade de pessoas infectadas, uma vez que mesmo pessoas assintomáticas, se contaminadas  apresentam o vírus nas fezes.

O grupo sugere que a coleta seja realizada em bairros com maior vulnerabilidade social. “Nós entendemos que essa ação  pode contribuir para o mapeamento da Covid-19 em Uberaba. Essa ação também servirá como um norte para a Prefeitura de Uberaba e a Secretaria de Saúde elaborarem um planejamento do combate ao coronavírus. Com esse trabalho, certamente vamos conseguir proteger as pessoas”, destacou Maria Sandra Siqueira representante do grupo.

O vice-prefeito Ripposati se propôs, após ouvir a demanda, a acompanhar junto ao Executivo Municipal o andamento da reivindicação. Ele reconhece a importância da iniciativa e sugere o envolvimento e participação da UFTM, Uniube e Codau no desenvolvimento dos trabalhos.

“As universidades promovem pesquisas e seria importante que elas estejam engajadas nessa iniciativa, a exemplo do que acontece com a Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. É importante para criarmos ações de combate ao coronavírus”, destacou Ripposati.

Ao final da reunião Ripposati acompanhou representante do grupo à assessoria do prefeito Paulo Piau, para protocolo do documento.

 

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub