WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

29/04/2020 - Vice-prefeito participa da entrega de adubo orgânico

Dando sequência ao projeto de compostagem/adubo orgânico para sustentação dos programas Plantando e Colhendo Saúde e Farmácia Viva (hortas e plantas medicinais), o vice-prefeito João Gilberto Ripposati participou da segunda etapa com entrega de 300 kg do material (composto orgânico) à horta comunitária do Projeto Cáritas.

No “Projeto Compostagem”, os materiais provenientes de podas de árvores e gramados do município de Uberaba deixam de se avolumar nos aterros sanitários e encontram um destino mais nobre. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Uberaba por meio da Secretaria do Agronegócio (SAGRI) em parceria com as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). O programa de compostagem iniciou em maio de 2019 e a FAZU já recebeu e formou composteiras com material oriundo dos restos de podas. O projeto é orientado pelo professor da FAZU Dr. Saulo Strazeio Cardoso. Dentre as ações do Projeto Cáritas, o vice-prefeito destacou o potencial da produção de alimentos no espaço, pois um dos objetivos da instituição é fomentar o plantio da horta para a sustentabilidade financeira dos projetos sociais da entidade, sendo hoje uma referência positiva.

O presidente da instituição, Sebastião Francisco de Freitas, contou que não é utilizado nenhum defensivo químico no manejo e controle da produção. “Trabalhamos aqui com a agricultura agroecológica e queremos, a partir dessa parceria, começar a produzir a nossa própria compostagem e ampliar a nossa produção, com plantação de mamão e mandioca”, ressaltou.

Hoje, a produção dentro do Projeto Cáritas é voltada para hortaliças e legumes.

O agrônomo Fábio Lucas e a zootecnista Renata Serafim, da SAGRI, participaram da entrega do material orgânico a Cáritas.

“Essa compostagem é destinada aos produtores que estão cadastrados no programa Plantando e Colhendo Saúde e ao utilizarem o adubo orgânico darão retorno do resultado da produção ao corpo acadêmico do curso superior de Agronomia da FAZU e à SAGRI e servirá para demonstrar a eficiência do produto no sistema agroecológico”, destacou o vice-prefeito.

"O programa Plantando e Colhendo Saúde visa o melhor aproveitamento de áreas particulares e públicas ociosas, bem como fomento a geração de emprego e renda e a oferta de alimentos saudáveis, além de preservar o meio ambiente com a melhor utilização dos solos, transformando áreas ociosas em áreas produtivas, evitando assim os lixões”, destacou Ripposati, autor das leis quando vereador.

Em companhia do presidente do Projeto Cáritas, Sebastião Francisco de Freitas, Ripposati visitou as obras de construção da nova sede da entidade. 

BRT – Após a entrega do composto orgânico para o Projeto Cáritas, o vice-prefeito visitou as obras do BRT, na Avenida Leopoldino de Oliveira e constatou a boa qualidade nos serviços e obras em execução.

 

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar