WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

18/05/2020 - Governador atende proposta de Uberaba e se reúne por vídeo com prefeitos mineiros

Respiradores devem chegar às cidades em junho

 

O prefeito Paulo Piau participou, nesta segunda-feira (18), de videoconferência com o governador Romeu Zema e prefeitos mineiros para tratar do trabalho que está sendo executado pelos municípios contra o coronavírus, além de apresentar as dificuldades enfrentadas pelas cidades pólo de Minas Gerais.

A reunião online foi provocada pelo prefeito de Uberaba junto ao governador, visto que o deslocamento para outras cidades está prejudicado em função do isolamento social. Com o governador acatando a proposta de videoconferência, participaram, além de Paulo Piau, os prefeitos de Uberlândia, Araxá, Pouso Alegre, Varginha, Lavras, Diamantina e Patos de Minas, e o secretário de Estado de Governo, Igor Eto.

“Foi uma reunião importante pelo nivelamento de informações. A conclusão é que todos nós estamos com os mesmos problemas. Muitos municípios avançando na criação de leitos, sem a retaguarda de respiradores. Hospitais de campanha sendo montados em várias cidades, mas também sem o credenciamento de leitos junto ao Ministério da Saúde, ou seja, sem resposta. Portanto, cada prefeito está se esforçando para atender a população e ainda conter a Covid-19”, afirma Piau.

Paulo Piau pontua que os prefeitos enfrentam uma dicotomia: como administrar a contenção do vírus e abrir a economia para que os empregos sejam mantidos. “Essa discussão também foi interessante para sentirmos a segurança das medidas que estão sendo tomadas em Uberaba em relação a outras cidades pólos de Minas Gerais”, observou Piau.

Ponto relevante da videoconferência foi a afirmação do governador sobre aquisição de respiradores. Segundo Zema, a partir do mês que vem tais equipamentos poderão chegar às cidades mineiras. Piau comenta que solicitou para que ele [Romeu Zema] não faça essa distribuição somente pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (rede Fhemig), que, segundo ele, é muito contida em certas regiões do Estado. Piau defendeu que sejam atendidas as 17 regiões de Minas.

“Agradeço ao governador Zema pela reunião virtual, por tomar ciência do que está acontecendo nas regiões, pois esse feedback é mais uma forma de ele tomar medidas defendendo o Estado de Minas Gerais. As despesas são muitas e hoje para o combate ao coronavírus são retiradas do orçamento do município. O  governador ficou de fazer essa ação para o credenciamento desses leitos, aliviando um pouco o orçamento de Uberaba” finaliza.

 

Jorn. Ana Paula Neves 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar