WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

14/05/2020 - Prefeitura lança Programa Descarte Legal e anuncia início da primeira operação

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) iniciou nesta semana, o Programa “Descarte Legal – atitudes responsáveis por Uberaba Melhor”, uma ação contra a sujeira na cidade. O programa conta com o apoio da Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas); Secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Defesa Social (SDS); Polícia Militar de Meio Ambiente e Ministério Público de Minas Gerais –integrantes do Grupo de Trabalho para diagnóstico e propostas sobre as questões relacionadas ao descarte de resíduos sólidos, formado a partir da Portaria 918/2019. A primeira etapa segue até o próximo dia 22, nos bairros Costa Telles I e II, conjunto Cartafina, Vila São Vicente, Jardins América e Lago Azul e Vila Esperança.

Limpeza geral. Na linha de frente da iniciativa, dividida por regiões, está o Departamento de Limpeza da Sesurb. Equipes executarão ações como poda de árvores, roçada, cata treco, limpeza de bueiros e descarte irregular de lixo.  De acordo com o secretário adjunto da Sesurb, Claudio Junqueira, são recorrentes, grande parte dos locais onde se verifica descarte de lixo. Ele explica que tais pontos constantemente são limpos pelo Município, porém, voltam a receber descartes irregulares. “Estamos deflagrando essa operação com o apoio das instituições e reforço de várias Secretarias, mas o principal agente fiscalizador é a população. Precisamos unir forças por uma cidade mais limpa”, salienta Junqueira.

Descartes irregulares. Para áreas utilizadas para descarte irregular de lixo, a Sesurb mantém parceria com a Secretaria de Defesa Social, responsável pelo monitoramento através do Departamento de Posturas com apoio da Guarda Municipal. O infrator flagrado ou posteriormente identificado é multado em até R$ 4,8 mil.

Denuncie! A população pode e deve denunciar irregularidades. O chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, orienta que o descarte irregular seja registrado em imagem (fotos/vídeo) a ser encaminhada para o e-mail posturas@uberabadigital.com.br. Ele ressalta a importância de estar legível a placa do veículo utilizado na infração e de ser o mais clara possível a informação sobre o local exato e data (dia e hora) do descarte irregular. Contatos podem também ser feitos pelo telefone 3331-2312 das 12 às 18 horas.

Próxima etapa – De acordo com a previsão da Sesurb, a partir do dia 25 começam a ser atendidas as regiões do Copacabana, Beija Flor I e II, Maracanã, Marajó, Morumbi, Pacaembu e Alfredo Freire.

 

Jorn. Sabrina Alves e Jorn. Gê Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar