WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/04/2020 - Em videoconferência prefeito discute questões de abastecimento com a ministra da Agricultura

Vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para o Agronegócio, o prefeito Paulo Piau participou ontem (9) de uma videoconferência com a Ministra do Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. A reunião teve a participação do prefeito de Campinas,  Jonas  Donizete (presidente da FNP) e prefeitos das maiores cidades brasileiras, que discutiram questões de abastecimento e combate a Covid-19.

Segundo Piau a ministra buscou informações sobre os métodos de prevenção ao coronavírus adotados pelas cidades,  tratou da situação da indústria, comércio, serviços e produção de alimentos para abastecimento. Atendimento nos supermercados e o tráfego de caminhoneiros pelas rodovias também foi tema da discussão.

“A ministra buscou informações sobre a cadeia produtiva de modo geral. Quis saber sobre a safrinha, se os caminhoneiros estão conseguindo se alimentar nas estradas que cortam a região,  os cuidados nos frigoríficos e outras agroindústrias, se há disponível os serviços de manutenção de maquinário, entre outras questões. Basicamente, ela quer que a cadeia produtiva funcione para evitar futuros desabastecimento e isso é o correto. É uma preocupação de todos nós”, afirmou Piau, que deu todas as informações necessárias.

Ainda de acordo com o prefeito, houve oportunidade para lembrar sobre a necessidade de o Brasil ser independente no tocante a insumos para o campo, visto que hoje o país é dependente em 80%, “o que é um absurdo”. Piau também lembrou a ministra que há 10 anos Uberaba aguarda a Planta de Amônia, o que poderia ajudar a reduzir esta dependência, mas que o projeto não avança, precisando diretamente de uma ação do Governo Federal.

O prefeito considerou a reunião positiva e destacou que a ministra tranquilizou ao dar garantias no abastecimento e na segurança alimentar das famílias brasileiras, alertando para não se fazer estoque.

Conforme informações do ministério, a Tereza Cristina anunciou esta semana, R$ 500 milhões para apoiar a compra de produtos da agricultura familiar durante a pandemia. O recurso será destinado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e vai ajudar principalmente produtores de hortifruti, de leite, flores e pequenas cooperativas. O recurso deve vir do Ministério da Cidadania e será administrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Jorn. Keila Riceto 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar