WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

12/03/2020 - Uberaba ocupa 29ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil

Uberaba está na 29ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), publicado pela Macroplan, empresa brasileira de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados. O estudo faz comparativo da evolução dos 100 maiores municípios brasileiros, mostrando as cidades que mais entregaram mais serviços em quatro áreas essenciais: saúde, educação, segurança e saneamento/sustentabilidade.

De acordo com o resultado divulgado pela Macroplan, no ranking geral Uberaba avançou sete posições na década e é a quarta cidade mineira posicionada no resultado. Entre as quatro áreas analisadas, Uberaba teve sua melhor posição em Saneamento e Sustentabilidade: 30ª posição. As posições nas outras áreas foram: 35ª em Saúde; 36ª em Educação; e 37ª em Segurança.


Para o prefeito Paulo Piau, os resultados de Uberaba são bons e podem melhorar ainda mais. “São dados muito bons em diversas áreas. A gente compara Uberaba com outros municípios brasileiros e mineiros, e neste sentido nós podemos afirmar categoricamente que a gente tem aqui uma cidade muito acima da média em termos de serviços prestados”.


Piau analisa, além disso, que os resultados são fruto do envolvimento de cada trabalhador e empreendedor, mas sobretudo da atuação da Prefeitura Municipal de Uberaba. “Temos uma ação direta e objetiva na escola para os mais pobres, na saúde para quem mais precisa, oferecendo abrigo e casa popular, e este lado social é avaliado também. Uberaba está, portanto, indo muito bem como comprovam os dados”.

De acordo com a Macroplan, o ranking considera os 100 maiores municípios do País em população (mais de 273 mil habitantes), que respondem por cerca da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O desempenho global da gestão de cada cidade é avaliado por índice sintético, composto por uma cesta de 15 indicadores de todas as áreas analisadas, o IDGM – Índice Desafios da Gestão Municipal. Segundo a análise, na experiência internacional, as cidades que lideram as listas dos melhores lugares para se viver, em geral, são as que conseguem conciliar geração de oportunidades com qualidade de vida, e a gestão municipal tem papel crucial nesta função.

 

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar