WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

05/03/2020 - Uberaba sediou o I Encontro Integrado de Segurança Pública das Divisas

O prefeito Paulo Piau participou nesta quinta-feira (5) do I Encontro Integrado de Segurança Pública das Divisas. O evento promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas reuniu representantes das forças de segurança de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul na sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (5ª Risp) em Uberaba. Esteve presente representando o Estado o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, General Mario Araujo; o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Giovanne Gomes e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Wagner Pinto.

Durante o encontro, que teve como objetivo estabelecer protocolos de atuação integrada para a redução da criminalidade em ambientes rurais, foram discutidas ações e propostas de integração para combater crimes como furto e roubo de gado, de defensivos agrícolas e a propriedades rurais além de apresentar o cenário da criminalidade rural nas áreas de divisas. O General Mario Araujo ressaltou que este momento foi uma oportunidade importante não só para Uberaba e produtores rurais do entorno da cidade, mas para todo o Triângulo Mineiro. “É uma excelente notícia para a sociedade, só não é boa notícia para o malfeitor, pois aqui foram gerados protocolos integrados combinando e reforçando ações já existentes”, destacou o secretário.

Sem acaso. Paulo Piau explicou que a escolha de Uberaba como anfitriã deste encontro não foi por acaso. “Somos a capital brasileira do agronegócio. Portanto, esta atividade aqui repercute diretamente nas ações nas quais tratamos de segurança na zona rural de toda uma macrorregião e das divisas dos estados aqui presentes”, avaliou o prefeito. Piau disse também que esta ação é uma resposta positiva para a população. “A sociedade espera dos governos, seja federal ou estadual, ações enérgicas no combate à criminalidade. Pois, o grande fator para segurar o desenvolvimento de uma sociedade é a insegurança pública e a instabilidade econômica”, concluiu Piau.

O chefe da Polícia Civil destacou que o trabalho integrado das forças de segurança gera excelentes resultados. “Poderemos realizar um trabalho de inteligência para combatermos com maior efetividade a criminalidade neste aspecto já que os trabalhos de investigação dos crimes rurais demandam uma certa expertise do policial”, observou Wagner.

O aumento do patrulhamento e a interação com a comunidade rural são fatores determinantes para a prevenção destes crimes, segundo o comandante geral da Polícia Militar de Minas. Sabemos que existe uma migração do crime nesta área - diz o oficial afirmando que e a integração por meio de trocas de informações, banco de dados e mapeamento de toda esta criminalidade nas divisas possibilitará redução do crime, “aumentando assim a sensação de segurança tão desejada para o homem do campo”.

No final do evento foi assinado pelos representantes dos estados o protocolo de intenções com as ações efetivas e as propostas de integração apresentadas no encontro.

Jor. Lílian Veronezi

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar