WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

26/02/2020 - Piau entrega chaves para moradora de imóvel condenado pela Defesa Civil

A ação foi possível após uma beneficiada no Residencial Rio de Janeiro, devolver o seu imóvel devido mudança de cidade

O prefeito Paulo Piau esteve na noite de sexta-feira (21), com o presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Marcos Jammal, e equipe da Defesa Civil da Secretaria de Defesa Social visitando uma casa no Bairro São Geraldo que estava com a estrutura do imóvel condenada. A moradora Rauanny Rafaelly Alves, de 28 anos e seus quatro filhos, residia em uma casa cedida por um conhecido e estavam passando inúmeras dificuldades financeiras. Inscrita na Cohagra, ela recebeu das mãos do prefeito a chave da tão sonhada casa própria. 

O novo imóvel está localizado no Residencial Rio de Janeiro e foi devolvido por uma mutuária após a mesma mudar de cidade e, por iniciativa própria, procurar a Cohagra para devolver as chaves. Segundo o prefeito, a história marcante de Rauanny e a sua força de vontade em criar os filhos e as condições sociais comprovadas dentro de quatro critérios de avaliação exigidas pela Cohagra, permitiu atendê-la e retirá-la da área de risco.

“A PMU e a Cohagra sempre avaliam criteriosamente alguns casos e como a Rauanny já era inscrita no Programa Minha Casa Minha Vida, pudemos atendê-la com urgência, antes que algo pior acontecesse. Isso foi possível a partir de uma atitude nobre e honesta de uma senhora contemplada no Residencial Rio de Janeiro e que se mudou para Goiânia. A mutuária desistente compareceu à Cohagra e devolveu as chaves, espontaneamente, tornando possível a entrega para a nova mutuária" pontua Piau. Ele ressaltou ainda que o único pedido da senhora fosse que: "entregue esta chave para quem realmente precisa, assim como eu precisei um dia".

"E assim foi feito, no mesmo dia em que as chaves foram devolvidas, uma nova família foi acolhida. Este é o papel do poder público. Atender quem precisa" completou. 

O presidente Marcos Jammal explica que a beneficiada e seus filhos estavam vivendo em situação de extrema vulnerabilidade e com laudo expedido pela Defesa Civil da Secretaria de Defesa Social teriam que sair imediatamente do imóvel. "Ela já estava na lista de prioridades exigidas pela Cohagra e pelo Governo Federal, inclusive já aguardava a chamada para os Girassóis IV, no qual já estamos providenciando, por meio da Justiça, a sua conclusão e, podendo atender tantas pessoas que também aguardam a suas casas", diz Jammal. 

Ele afirma que com as fortes chuvas dos últimos dias, a situação do imóvel se agravou. "Graças ao trabalho em conjunto realizado, conseguimos nesta sexta-feira, indicá-la para suprir essa vaga. Um  ato de honestidade fez com que outra família pudesse ser atendida. Precisamos entender que é possível fazer muito pelas pessoas e que, atendendo a determinação do prefeito Paulo Piau, a Cohagra continuará exercendo seu papel, que é fazer justiça social", completou.  

Relato. Rauanny Rafaelly Alves é manicure e se emocionou ao receber as chaves do imóvel. Ela e seus filhos já se mudaram, por meio da mudança social, ação promovida pela Cohagra. “Eu estou muito feliz, porque morava numa situação de risco. Tínhamos na panela apenas arroz, mas eu nunca perdi a minha fé. Sempre prometi aos meus filhos que um dia teríamos o nosso cantinho e hoje o prefeito Paulo Piau, o Jammal e toda a sua equipe trouxeram para nós a maior alegria da minha vida". 

Jorn. Sabrina Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar