WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

17/12/2019 - Autoridades discutem medidas de segurança e de tecnologia em prol do homem do campo

Uberaba reuniu no Sindicato dos Produtores Rurais autoridades políticas, militares e do setor agropecuário para traçar medidas de segurança e de tecnologia em prol do homem do campo. No encontro, o prefeito Paulo Piau; os secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, General Mario Araújo e Ana Maria Soares Valentini, respectivamente; o Comandante da 5ª Região de Polícia Militar, Coronel PM Lupércio Peres; o Chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, delegado geral Francisco Eduardo Gouvea Motta, o subsecretário de Estado de Inteligência e Atuação Integrada, General Nilton Moreno; a presidente do Conselho de Segurança Rural de Uberaba (Conser), Patrícia Santa Fé, entre outros.

O eixo central foi a composição de uma Câmara Temática Mista de abrangência estadual entre os poderes públicos, organismos de defesa social e sociedade civil organizada. Entre os principais temas levantados estiveram a incidência de furtos/roubos de roubos de gado seguidos de abate clandestino, de implementos e insumos agrícolas e violência física e psicológica às vítimas; além de comparativo com os casos da zona urbana e efetivo para atuação rural.

O prefeito Paulo Piau afirmou que Uberaba tem sido parceira da segurança, atuando no preventivo. Ele destacou o aumento do efetivo da Guarda Municipal e a implantação do Programa Cidade Vigiada da Prefeitura em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) com 125 câmeras de alta tecnologia cercando a cidade que funcionará de forma integrada ao sistema da Polícia Militar.

Para o prefeito, a segurança pública começa na punição de pequenos delitos. Defende ser preciso combatê-los, ao entendimento de que podem “se transformar em grandes crimes”. Por outro lado ele reconhece a necessidade de mudança de comportamento geral; de reforço no efetivo das corporações, além do uso de tecnologia e mais inteligência no campo.

O prefeito comemorou a disposição pela união das forças de segurança de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, como mencionado pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Araújo. A intenção é que os três estados, rota de fuga para marginais, se encontrem em março e formem cinturão de segurança. “Passo importante está dado na busca da redução drástica da violência contra o homem do campo. Sem a interação entre esses estados na política de segurança, continuaremos sendo um paraíso para os bandidos’”, alertou Piau.

Jorn. Sabrina Alves 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar