WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

12/12/2019 - Ordem de Serviço - Uberaba passa a ter Laboratório de Manipulação de Fitoterápicos

Assinada nesta quinta-feira (12), a ordem de serviço para a construção do laboratório de manipulação de fitoterápicos na Unidade de Farmácia para Todos que tem como proposta resgatar e valorizar a cultura da utilização de plantas medicinais. O processo terá o apoio de programas de educação em saúde que serão realizados em conjunto com as equipes multidisciplinares nas unidades básicas de Uberaba. A assinatura aconteceu na Avenida Orlando Rodrigues da Silva, 520, Bairro Morumbi, local onde será construída a unidade, anexo à Farmácia de Minas “Sebastião Silveira”, inaugurada em outubro.

“Se tem uma pessoa que sempre batalhou por este projeto foi o Ripposati.

A preocupação do mundo hoje é com a saúde e o meio ambiente, com o nosso planeta que é muito agredido e se tornou uma questão mundial. As grandes indústrias estão apostando nos biológicos. Nas farmácias, os químicos são importantes, porém, os fitoterápicos não se perderam com o tempo. Comunidades tradicionais não perderam seus costumes. Temos uma Uberaba que está crescendo e avançando. Temos que ter orgulho da nossa cidade, conhecer e amá-la. Esse projeto vem somar com a saúde da nossa população”, afirma o prefeito de Uberaba Paulo Piau.

Para o vice-prefeito João Gilberto Ripposati a Farmácia Viva representa economia para o poder público e ganho na qualidade de vida da população por se tratar de medicamentos naturais a base de plantas medicinais. A assinatura dessa Ordem de Serviço é mais um passo na luta histórica marcada pela persistência e participação cidadã de diversos segmentos para chegar a esta conquista de hoje.

A lei municipal que instituiu a Farmácia Viva através do SUS nasceu da iniciativa pioneira do então vereador Ripposati, em 2002, quando ainda não havia lei nacional tratando do tema. “A Fiocruz foi parceira de primeira hora para a elaboração do projeto que tornou-se lei em Uberaba”, ressalta o vice-prefeito.

De acordo com ele, há mais de 50 anos existem instituições comunitárias e filantrópicas desenvolvendo farmácia viva de forma voluntária em Uberaba.  Várias instituições de pesquisa e extensão rural, além da associação de produtores, estão sensibilizadas e querem ser parceiras desse importante projeto social, através do SUS.

O vice acredita que a Farmácia Viva vai crescer tornando-se de caráter regional, conforme manifestações de vários prefeitos interessados em integrarem o projeto.

“Existe uma história em torno deste projeto, inclusive evidenciado pelo então vereador e atual vice-prefeito, Ripposati, ligado a Epamig e a institutos de pesquisas, que buscou essa linha de agregar assistência junto com a cultura da comunidade. Hoje cumprimos esta etapa que é a assinatura da ordem de serviço e, agora, vamos acelerar o passo no planejamento do funcionamento dessa unidade, trazendo parcerias com empresas que podem colaborar com matéria-prima e que possamos materializar em medicamentos e disponibilizar a população. É um pioneirismo regional”, pontua Iraci Neto, secretário de Saúde.

Com a implantação da Farmácia Viva com laboratório de manipulação fitoterápica para atendimento da Rede de Atenção a Saúde de Uberaba, planeja-se inserir na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), novos medicamentos fitoterápicos com diversas indicações terapêuticas: sistemas digestivo, respiratório, geniturinário, nervoso central e outros.

O valor do investimento será de R$ 249.293,50 com recursos próprios do Município. O projeto arquitetônico com 165,37m2 será executado pela Quatro Construções MCGF Ltda, vencedora do processo de licitação.

Jorn. Sabrina Alves e Renata Gomide

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar