WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

05/12/2019 - Prefeitura amplia parceria com Embrapa

Aditivo reforça equipamentos com recursos garantidos pelo ex-deputado Paulo Piau

 

Formalizada esta manhã (5) em Uberaba a ampliação de parceria entre a Prefeitura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Trigo. Aditivo relativo à cessão de equipamentos foi assinado pelo prefeito Paulo Piau e pelo chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, no ato representando o chefe geral do Centro Nacional de Pesquisa Embrapa de Trigo, Osvaldo Vasconcelos Vieira.

O instrumento trata da cessão gratuita de equipamentos adquiridos pela empresa através de emenda parlamentar apresentada por Paulo Piau enquanto deputado federal. Tal Termo de Cessão Gratuita de Uso do Maquinário teve assinatura simbólica entre as partes no ano passado durante o Workshop Trigo Tropical em Uberaba. A verba foi autorizada pelo Ministério da Agricultura há sete anos.

Aos equipamentos já em uso por pesquisadores da Embrapa em Uberaba, estão sendo acrescidos veículos e outros insumos. Os recursos no valor de R$ 1 milhão foram destinados para a Fazenda Itiguapira objetivando a expansão da pesquisa de trigo do cerrado. A unidade experimental conta com 226 hectares próximos à comunidade de Santa Fé.

Piau lamentou a demora na liberação dos recursos dizendo que esses impasses por parte dos governos federal ou estadual dificultam o trabalho de instituições de grande importância como a Embrapa, que atua há mais de 40 anos, sendo uma das mais respeitadas na área de pesquisa e de conhecimento do mundo.

Piau destacou ainda a importância da pesquisa e da tecnologia em prol do crescimento econômico do País, ressaltando a assinatura na quarta-feira (4) do termo de homologação de licitação para a construção do novo Parque Tecnológico em Uberaba.

 “Temos uma grande vantagem comparativa a outros países, que é o de transformar brilho solar em fibras e energia em alimentos, seja o leite, seja o gado, suínos ou aves. O Brasil produz 40% dos alimentos consumidos no mundo”, afirmou Lemainski. Ele destacou a responsabilidade do País devido a sua potencialidade em produzir alimento: “A Embrapa estará presente neste momento distinguindo quem são os verdadeiros parceiros. Esse é o nosso compromisso, que é o de estabelecer relações saudáveis em prol do nosso País”.


Jorn. Sabrina Alves

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar