WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

24/10/2019 - Segurança pública na área rural é discutida com lideranças

Com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, General Mário Lúcio Alves de Araújo, o assunto foi colocado em pauta

O prefeito Paulo Piau participou nesta quinta-feira (24) de reunião com lideranças políticas, rurais e militares de Uberaba e região onde foram debatidos assuntos referentes à segurança pública, sobretudo a segurança da área rural onde foram apresentados ao secretário de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, General Mário Lúcio Alves de Araújo, que esteve em Uberaba pela segunda vez.

O encontro foi realizado na 5ª Região da Polícia Militar e foram destacadas várias reivindicações e propostas de melhorias para esse setor. Com a palavra, Piau destacou a importância da segurança pública e o reflexo da criminalidade com a falta de emprego.

"A falta da segurança pública está fazendo com que o setor produtivo encolha na zona rural, onde não se acha mais famílias que optem em morar nas fazendas por conta dos riscos que podem correr morando distante. Isso prejudica nossa produção e geração de empregos", destacou Piau.

Ele falou ainda sobre a importância de encontros como este, mas que é necessária a tomada de decisões efetivas para a melhoria da Segurança Pública. "A Aisp rural é um caminho que pode ser tomado para combater a atender as ocorrências ocorridas na zona rural, dentre outras inúmeras sugestões apresentadas na tarde de hoje. A vinda do general é sempre importante, principalmente quando a pauta é a solução e adequações de medidas em prol da segurança pública em Uberaba e de toda nossa região", reforça Piau.

Durante a reunião o Comandante da 5ª RPM, Coronel Lupércio Peres Dalvas parabenizou o prefeito pela nova iluminação pública de Uberaba que passará a ser totalmente com lâmpadas de LED. A mudança impactará diretamente na segurança pública de toda a cidade. "A Iluminação e a segurança pública é uma relação direta, a mudança traz mais claridade para os ambientes proporcionando maior segurança para a população. Vamos atender ao pedido do Coronel Peres que nos pediu para priorizar o entorno do Batalhão. Estamos cumprindo o nosso papel de trazer mais segurança".

Outro ponto elucidado foi o cinturão de segurança. O sistema será composto por 125 câmeras de segurança com tecnologia LPR embarcada, que permite a leitura de placas de veículos. Com investimento de R$2 milhões da Codiub, o sistema é integrado ao sistema da Polícia Militar, o que permite a identificação automática de veículos roubados, e será uma ferramenta para todos os órgãos de segurança.

Agenda – Na parte da manhã, foi lançado o Projeto + Segurança no Campo, uma parceria da 5ª RPM em parceria com o CONSER que irá auxiliar no geoprocessamento das propriedades rurais, cadastradas através das coordenadas geográficas de cada propriedade, que agilizará a chegada mais rápida da Polícia Militar nas propriedades após o acionamento da viatura policial militar. A proposta é que os moradores formem laços com os vizinhos, combinam códigos e estratégias e estabelecem uma comunicação entre si e com a polícia militar, que é acionada quando os parceiros identificarem uma atitude suspeita (pessoas/veículos).

Jorn. Sabrina Alves – 24/10/19


Com informações da PMMG

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar