WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

22/10/2019 - Prefeitura atua em serviços emergenciais após forte chuva em Uberaba

A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está mobilizada, desde a noite desta segunda-feira (22), para a execução de limpezas e serviços depois da chuva acompanhada de fortes ventos em Uberaba. Estão sendo feitas ações emergenciais em bueiros com a retirada de lixos e galhos que caíram em vários pontos da cidade. Conforme balanço parcial divulgado nesta manhã pela Defesa Civil, ao menos 30 árvores caíram com o vento.

De acordo com o titular da pasta, Toninho Oliveira, está sendo realizada uma força tarefa com o envolvimento da Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil e Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Cemig, Codau e outras equipes para manter toda a cidade em ordem evitando acidentes/incidentes decorrentes da chuva.

"É importante que as pessoas não coloquem seus lixos na rua fora dos dias de coleta, nem façam o descarte em locais incorretos. Resíduos de construção civil também devem ser descartados nos lugares apropriados. Também temos o serviço do Cata Treco, que é constante, e que tem recolhido objetos como TVs, sofás e computadores, entre outros, que são descartados em terrenos e até nas vias públicas. Por isso contamos com o apoio de toda a população. Muitos bueiros acabaram entupindo em decorrência de sacos de lixo domésticos colocados nas ruas de forma inadequada. O esforço é mútuo e esperamos que até o final do dia toda a cidade esteja dentro da sua normalidade total", destaca Toninho.

Semáforos – O sistema semafórico do município também sofreu danos com a tempestade. De acordo com o secretário de Defesa Social, Wellington Fontes, vários semáforos foram danificados pela força dos ventos. Quedas de energia também prejudicaram o funcionamento. Os serviços de recuperação do sistema foram iniciados pelos técnicos de imediato, durante a noite, e continuam nesta terça-feira. Os Agentes de Trânsito estão atuando em diversos locais.

Clima - Os índices pluviométricos registrados entre 18h55 até 19h30 foi de 10 milímetros. O total do mês, conforme a climatologista Wanda Prata, é de 64 milímetros. Às 18h55 os ventos atingiram 90 km/hora e depois das 19h as rajadas chegaram a 61,2 km/hora. A climatologista relatou que não existe previsão de tempestades semelhantes à ocorrida nesta segunda-feira para o restante da semana. Entretanto, a população deve ficar atenta quanto às chuvas dentro do esperado para esta época do ano.

Nas estradas rurais, conforme informações repassadas pela Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio, não houve registro de ocorrências.

Educação - Sobre a Rede Municipal de Ensino, algumas unidades foram impactadas com a chuva desta segunda-feira (21). A Escola Municipal Celina Soares de Paiva, na zona rural, ficou sem energia afetando o bombeamento de água por poço artesiano, mas a situação já está normalizada. O CEMEI Nicanor Pedro da Silveira, na zona rural de Ponte Alta, também ficou sem energia. Já a Escola Municipal Sebastião Antônio Leal teve queda de árvore quebrando telhas, que serão reparadas. A Escola Municipal Uberaba também teve queda de árvore. O CEMEI Professora Marília Barbosa Pacheco Silva amanheceu sem energia, situação também já normalizada. A unidade teve queda de um toldo, sem danos estruturais. A situação está dentro da normalidade e todas as crianças estão sendo atendidas normalmente.

É importante ressaltar que em caso de emergência, os munícipes devem ligar nos telefones da Polícia Militar 190, Corpo de Bombeiros 193, e Defesa Civil 199. Também é disponibilizado o "Cidade Ativa" pelo 0800-940-0101, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo e-mail cidadeativa@uberaba.mg.gov.br.

Jorn. Sabrina Alves e Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar