WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

23/09/2019 - Ripposati visita Farmácia Viva em Betim, referência em fitoterápicos pelo Ministério da Saúde

Cumprindo agenda fora de Uberaba, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati esteve na Farmácia Viva de Betim, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A farmácia oferece 83 medicamentos fitoterápicos para pacientes do SUS, além de alimentos funcionais.

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Uberaba Marco Túlio Machado Borges Prata e o secretário municipal de Meio Ambiente de Sacramento, Marinho Martins Severino acompanharam Ripposati na visita. O grupo foi recebido pela coordenadora da Farmácia, Jaqueline Guimarães.

Ela informou que parte da matéria-prima utilizada na produção dos medicamentos é fornecida por agricultores do Arranjo Produtivo Local (APL), que recebem treinamento e acompanhamento técnico para cultivarem as plantas medicinais de forma adequada e com controle de qualidade.

Em média são dispensados 6.500 medicamentos por mês, entre cremes, loções, xaropes, tinturas e pomadas, bem como alimentos funcionais como farinhas de berinjela, maracujá e banana verde, chia e hibisco, e toda a linha homeopática.

Jaqueline fez uma apresentação técnica do funcionamento da farmácia, em todas as etapas.

“Objetivo da visita foi trocar informações sobre a farmácia viva, pois em Uberaba temos legislação específica, mas sua viabilização ainda está em fase de licitação”, explica Ripposati. A unidade de Betim é reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência em farmácia de fitoterápicos pelo SUS.

Ripposati levou para Jaqueline cópia da lei – de sua autoria, quando vereador, em 2002 – que criou a farmácia viva em Uberaba, já que em Betim não há legislação municipal específica. Ainda segundo o vice-prefeito, essa troca de conhecimentos é importante para que a unidade de Uberaba, quando pronta, seja exemplo em termos de qualidade.

“Essa visita também foi importante para conhecer a forma como eles trabalham com os produtores/fornecedores das plantas medicinais”, acrescentou Ripposati. De acordo com ele, há mais de 50 anos existem instituições comunitárias e filantrópicas desenvolvendo farmácia viva de forma voluntária em Uberaba.

Na rede pública de saúde de Betim, médicos, dentistas, enfermeiros e nutricionistas foram capacitados em fitoterapia pela Farmácia Viva, e os especialistas em homeopatia, podem prescrever os medicamentos. A receita é entregue pelo paciente na farmácia de sua unidade de saúde, que a encaminha para a Farmácia Viva, onde é feito o atendimento da prescrição. 

O medicamento manipulado é enviado para a unidade solicitante, que o dispensa ao usuário. O tempo de espera para o recebimento do medicamento é, em média, dois dias úteis.

Jorn. Renata Gomide

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar